Assessorias pedagógicas das universidades estaduais paulistas: concepções dos espaços institucionais de formação do docente universitário

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-05-31

Autores

Carrasco, Ligia Bueno Zangali [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

A presente pesquisa pretendeu saber quais as concepções de formação presentes nos espaços institucionais universitários que impactam as práticas formativas dos assessores pedagógicos, corresponsáveis pelos processos de formação pedagógica de professores universitários e como essas concepções contribuem para a qualificação do locus de formação desses docentes. O estudo traz a reflexão sobre o assessoramento pedagógico como um processo de interação entre pares, proporcionando espaços formativos mais significativos no contexto universitário, visto que muitos docentes universitários ainda têm uma visão do ensinar como transmissão de conhecimentos somente. Para compreender melhor a realidade desta formação oferecida pelas iniciativas pesquisadas, escolhemos como participantes do estudo assessores pedagógicos dos espaços de formação existentes nas universidades estaduais paulistas, que foram o Centro de Estudos e Práticas Pedagógicas – CENEPP/UNESP, o Espaço de Apoio de Ensino e Aprendizagem – EA2/UNICAMP e o Grupo de Apoio Pedagógico (Ribeirão Preto) – GAPRP/USP. Estes participantes são docentes das referidas universidades que assumem a responsabilidade por organizarem e oferecerem a formação pedagógica aos demais docentes. A pesquisa enveredou pela abordagem qualitativa, focando seu olhar num estudo de caso múltiplo, porque a partir das similaridades entre os casos escolhidos, buscamos a identificação de suas singularidades. Os dados foram coletados por meio de análise documental, entrevistas semiestruturadas e observação participante de algumas inciativas de formação desses espaços. Os dados obtidos foram organizados em dimensões e analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados nos indicam que há muitos desafios relativos à formação pedagógica do docente universitário e que os espaços existentes ainda lutam para se tornarem lugares e territórios de formação. Há dificuldades institucionais e concepções que limitam o trabalho de formação pedagógica docente efetiva. As necessidades detectadas estão nas questões da institucionalização dos espaços, na formação dos assessores, nos formatos das propostas, na falta de valorização do profissional que assume tais assessorias. No entanto, há o reconhecimento do importante trabalho que já realizam, oferecendo formação àqueles que buscam aprimorar sua profissão docente, compreendendo a necessidade de ir além da transmissão no processo de ensino e aprendizagem.
This research intended to find that training concepts are present in university institutional spaces that affect training practices of pedagogical advisors, share responsibility for the pedagogical training process of university teachers and how these concepts contribute to the qualification of the place of formation of these teachers. The study brings a reflection on the pedagogical assistance as a peer interaction process, providing more significant formative spaces in the university context, since it is known that many academics still have a view of teaching as transmission of knowledge only. To better understand the reality of the training offered by the surveyed initiatives, chosen as the study participants pedagogical advisors spaces of formation of São Paulo state universities , which were the Center for Studies and Pedagogical Practices - CENEPP/UNESP, the Education Support Space and learning - EA2/UNICAMP and the Group of Educational Support (Ribeirão Preto) - GAPRP/USP. These participants are teachers of the said universities that take responsibility for organizing and offering teacher training to other teachers. The research was developed by the qualitative approach, focusing his gaze on a multiple case study, because from the similarities between the chosen cases, we seek to identify its singularities. The data were collected through documentary analysis, semi-structured interviews and participant observation of some initiatives of formation of these spaces. The materials were organized in dimensions and analyzed using content analysis. The results indicate that there are many challenges on the pedagogical training of university professors and the spaces are still struggling to become places and training areas. There are institutional difficulties and concepts that limit the effective teaching teacher training work. The identified needs are the issues of institutionalization of spaces, training of advisors in the proposed format, the lack of appreciation of the professional who takes such advisories. However, there is recognition of the important work they have carried out, providing training to those looking to improve their teaching profession, including the need to go beyond the transmission in the process of teaching and learning.

Descrição

Palavras-chave

Assessor pedagógico, Centros de formação, Docente universitário, Formação pedagógica, Pedagogical advisor, Training centers, University teacher, Pedagogical training

Como citar