Bibliobrinquedoteca: um espaço de brincar, jogar, ler, sonhar e de viver

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Caversan, Adriana Lima [UNESP]
Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Apresentamos nessa comunicação os estudos e as ações decorrentes do planejamento, execução, acompanhamento e implementação de uma bibliobrinquedoteca, aqui entendido como um espaço criado para brincar, jogar e ler, destinado a 70 crianças, de 2 a 5 anos, seus educadores e familiares. Os estudos para a criação e uso desse espaço tiveram início em março 2010 a partir de convite do conselho gestor da creche. O objetivo do projeto, inicialmente, era planejar a execução e implantação de uma biblioteca. Sabemos que a criação desses espaços para criança de educação infantil requer um estudo aprofundado o que possibilitou a interface da Pedagogia, Psicologia, Arquitetura, Designer entre outras. Os estudos realizados culminaram com a realização de uma pesquisa sobre desenvolvimento / crescimento infantil, com a formação continuada da equipe de educadores – mediadores de leitura e dos conhecimentos de arquitetura e do design específico infantil. Tais estudos buscaram criar um espaço de livros, brinquedos, jogos e mobiliário que atendessem aos desejos e necessidades das crianças e dos educadores. Os encontros mensais de formação junto aos educadores da creche oportunizam estudos que refletem no planejamento pedagógico, bem como a sua realização e posterior avaliação. As mudanças decorrentes das ações do projeto têm permitido aos educadores instigar e apoiar as ações das crianças com o mundo no seu entorno, que buscam despertar os sentidos e interesses dessas crianças, tornando o espaço atrativo, confortável, desafiador e companheiro, apoiando suas ações de descoberta e compreensão do mundo e melhorando, também, as condições dos profissionais atuantes.

Descrição

Palavras-chave

Espaços lúdicos, Educação Infantil, Formação de Educadores de educação Infantil, Objetos lúdicos

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6534-6543