Formação de docentes na educação superior: a experiência do núcleo de apoio pedagógico da faculdade de medicina de botucatu - fmb/unesp
Abstract
A FMB/UNESP tem promovido iniciativas para qualificar o ensino de graduação, para atender as Diretrizes Curriculares Nacionais na área da saúde, demanda da comunidade local e adequação às necessidades sociais em saúde. Em 2000,a FMB instituiu o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), com os objetivos de elaborar proposta de avaliação contínua do ensino na graduação; oferecer apoio técnico e infra-estrutura às mudanças para a melhoria do ensino; promover a formação docente para o aprendizado de inovações metodológicas; ampliar o desenvolvimento de pesquisa em educação médica; promover a ampliação do ensino no SUS, particularmente do ensino na comunidade e na atenção primária à saúde. A criação do NAP, como órgão assessor ao Conselho de Curso de Graduação (CCG) e à Direção foi entendida pela comunidade como fundamental para implementação das mudanças. Para desempenhar seus objetivos o NAP é constituído por frentes de atuação: estrutura curricular, pesquisa e planejamento em avaliação, desenvolvimento da docência, infra-estrutura e ensino na comunidade. Participam do NAP docentes, discentes, profissionais dos serviços de saúde e duas pedagogas.Toda a formação docente realizada pauta-se por responder demandas apontadas pelo CCG, direção e de estudos da própria frente de avaliação. As características do NAP o capacitam a apoiar tanto o ensino de graduação como programas de pósgraduação voltados ao ensino na saúde. O NAP tem apoiado a postura próativa da Instituição frente às iniciativas de aperfeiçoamento e inovação do ensino, promovidas em âmbito local e nacional. Com o fortalecimento do trabalho docente e o apoio à elaboração de projetos e programas o NAP tem possibilitado a participação da FMB em iniciativas do MEC e MS para a reorientação da formação profissional em saúde.
How to cite this document
Language

Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2009
Pinho, Sheila Zambello de; Oliveira, José Brás Barreto de
; Gazola, Rodrigo José Cristiano
; Mazotti, Adriano César
; Molero, Camila Schimite
; Mendes, Carolina Borghi
; Mello, Denise Fernandes de
; Marques, Emilia de Mendonça Rosa
; Talamoni, Jandira Liria Biscalquini
; Silva, José Humberto Dias da
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2011) [Livro]
-
Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2008
Pinho, Sheila Zambello de; Oliveira, José Brás Barreto de
; Pontes, Sueli Rodrigues
; Almeida, Djanira Soares de Oliveira e
; Godoy, Kathya Maria Ayres de
; Rosa, Claudia de Souza
; Nunes, Julianus Araújo
; Salvador, Sérgio Azevedo
; David, Célia Maria
; Vilche Peña, Angel Fidel
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2011) [Livro]
-
Ser e tornar-se professor: práticas educativas no contexto escolar
Pinho, Sheila Zambello de; Spazziani, Maria de Lourdes
; Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima
; Rubo, Elisabete Aparecida Andrello
; Villarreal, Dalva Maria de Oliveira
; Duarte, Camila
; Okamoto, Mary Yoko
; Souza, Thais R.
; Garms, Gilza Maria Zauhy
; Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2012) [Livro]