Laboratório virtual: ferramenta de apoio didático em disciplinas no ensino de engenharia

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Data

2011

Autores

Fernandes, João Candido [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma experiência didática usada na disciplina optativa “Acústica e Ruídos” do Curso de Engenharia Mecânica da Unesp, Campus de Bauru. A disciplina é oferecida anualmente desde 1996, quando o atual currículo foi implementado. A partir de 2000, o professor da disciplina criou um ‘site’ onde todas as informações sobre a disciplina são depositadas: apostila, notas de aulas, slides usados nas aulas, normas, legislação, trabalhos, arquivos sonoros, ‘links’, notas e frequência dos alunos. O maior destaque do ‘site’ é o Laboratório Virtual, onde os alunos podem manusear e observar experiências na área de vibrações e acústica. O Laboratório Virtual é composto de mais de 50 páginas interativas construídas na linguagem ‘Java Script’, que permitem a manipulação das variáveis envolvidas nos ensaios e a visualização dos resultados. O Laboratório Virtual permite que o aluno, em seu próprio computador, realize todos os ensaios previstos na disciplina. As aulas virtuais por meio do laboratório propiciaram um maior interesse dos alunos pela disciplina, pois, mesmo se tratando de uma disciplina optativa do último ano do Curso de Engenharia Mecânica, sempre teve as 40 vagas das turmas preenchidas em todos os semestres em que foi oferecida. O controle de acesso do site indica perto de 200 consultas semanais ao Laboratório Virtual. Embora não tenha havido uma avaliação formal, as manifestações dos alunos ao professor indicam a plena aceitação da metodologia da disciplina.

Descrição

Palavras-chave

Laboratório virtual, Ensino à distância, Tecnologia na educação, Rede mundial de computadores, Informatização da educação

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 7063-7073