Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar

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Data

2011

Autores

Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP]
Corrêa, Bruna J. [UNESP]
Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP]
Leite, Lucia Pereira [UNESP]
Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

A perspectiva de uma “escola para todos” remete à necessidade de reestruturar o sistema de ensino brasileiro na efetivação de um processo que responda a demandas educacionais específicas. Estudos teóricos apontam o currículo como instrumento capaz de discutir sobre os conhecimentos e procedimentos escolares, normatizados por aspectos político-administrativos, num dado cenário sociocultural. Nesse sentido, a fim de contribuir para a organização de práticas inclusivas nas escolas e formas diversificadas de acesso ao currículo comum, foi elaborado o livro “Fundamentos e Estratégias Inclusivas: o currículo Escolar”. Tal material aborda os fundamentos e estratégias pedagógicas direcionadas para atender às necessidades educacionais especiais, apresentadas particularmente por alunos com deficiência. O livro é composto por pressupostos teórico-operacionais, dispostos em sete itens, compreendendo: 1.Inclusão e inserção social: um olhar sobre a diferença; 2. A diversidade na escola (a escola para Todos e o conceito de necessidades educacionais especiais); 3. Fundamentos da Educação Inclusiva (princípios, desafios e normativas legais); 4. Prática pedagógica inclusiva (relação professor-aluno e processo de ensino e aprendizagem); 5. O currículo sob um novo paradigma (avanços e desafios do currículo no sistema educacional inclusivo e formas diversificadas de organização do currículo); 6. A formação continuada: caminhos percorridos na revisão de uma proposta curricular aberta às diferenças; 7.Referências Bibliográficas. O texto pretende ainda compartilhar com o leitor o percurso realizado por uma proposta de formação continuada ofertada aos professores e gestores de uma unidade escolar, na revisão de suas práticas para a organização do currículo para a educação inclusiva.

Descrição

Palavras-chave

Educação inclusiva, Formação continuada, Currículo

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4993-5000