Eletrostática e iniciação a docência – oficinas de ensino de física do projeto Unesp PIBID em Rio Claro, São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2011

Autores

Sartorello, João Henrique [UNESP]
Reiss, Márcio [UNESP]
Ramos, Eugenio Maria de França [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Apresentamos neste relato perspectivas e ações do trabalho com a Iniciação a Docência no âmbito do Programa PIBID CAPES. Trataremos da organização e das atividades do Grupo de Física de um dos sub-projetos da UNESP, neste caso o ligado ao Departamento de Educação do Instituto de Biociências, no Campus de Rio Claro, em parceria com três escolas da Educação Básica da cidade. Como foco para as atividades didáticas de docências, privilegiamos as práticas experimentais para o Ensino de Física, com materiais de baixo custo e fácil acesso. Inicialmente, baseados no trabalho de Ferreira com Instrumentação para o Ensino de Física, consideramos a temática Eletrostática. Estão sendo promovidas as estratégias de uso destes materiais experimentais na forma de oficinas de aprendizagem e ensino de Física com alunos da Educação Básica, bem como aulas onde estes materiais possam ser utilizados em discussões e demonstrações. Relatamos as intervenções realizadas durante oficinas de Ensino de Física, na escola de Ensino Médio parceira do projeto, como apoio a estratégias didáticas que possam ampliar as oportunidades de aprendizado da Física, por parte dos alunos da Educação Básica.

Descrição

Palavras-chave

Formação de Professores, Eletrostática, PIBID

Como citar

CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4019-4029