Aspectos nutricionais ligados à hipertensão: estudo exploratório, desenvolvido no ensino fundamental da rede pública de Botucatu

Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Alves, Maria José Queiroz de Freitas [UNESP]
Freitas, Bruna Baptista de
Tablas, Mariana Baptista [UNESP]
França, Sarah Candico [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Hypertension is a chronic disease with high incidence and elevated mortality rates in the modern world. Hypertension cannot be cured, but its control is based on both drug-based and non-drug approaches. The latter involves a healthy diet and lifestyle changes. The objective was to investigate the knowledge of 189 elementary school students (6th to 8th series) concerning the concepts of hypertension and healthy eating. Data were obtained by means of a questionnaire with nine questions on these topics, which was applied in the João de Queiroz state school in Rubião Junior, District of Botucatu. In addition, a tasting (triangular test) of mashed potato was made with 3 samples, as follows: (A) no salt, (B) normal salt, and (C) too much salt. Data analysis revealed that the students demonstrated a lack of knowledge about the disease, and most (70%) of the subjects showed a greater preference for food with higher salt. The results led to the production of an educational booklet relating hypertension to nutrition, in an attempt to disseminate information about the disease and encourage the adoption of healthy habits in the target community of this study.
La hipertensión arterial es una enfermedad crónica de gran incidencia, con altas tasas de mortalidad en el mundo moderno. La hipertensión no se puede curar, pero su control se basa en las alternativas de drogas sin drogas. Este último tratamiento se basa en la dieta saludable y en cambios de estilo de vida. El objetivo fue investigar el conocimiento, de 189 alumnos de primaria y secundaria, respecto a los conceptos de hipertensión y alimentación saludable. Los datos analizados fueron obtenidos a través de un cuestionario conteniendo diez preguntas sobre esos temas, que se aplicó en la escuela estatal João de Queiroz en Rubião Júnior, Distrito de Botucatu. Participaron estudiantes de primaria (6ª a 8ª serie). Además, se hizo una degustación (prueba triangular) de puré de papas con 3 muestras: (A) sin sal, (B) normal y (C) con exceso de sal. El análisis de datos reveló que los estudiantes demuestran una falta de conocimiento sobre la enfermedad, y la mayoría (70%) de los sujetos mostraron una mayor preferencia por alimentos con cantidad de sal alta. Los resultados llevaron a la producción de un folleto educativo relacionando hipertensión y nutrición, en un intento de difundir información sobre la enfermedad y fomentar hábitos saludables en la comunidad objetivo final de este estudio.
A hipertensão arterial é uma doença crônica com grande incidência e com altas taxas de mortalidade no mundo moderno. A hipertensão não tem cura, mas seu controle está baseado em alternativas medicamentosas e não medicamentosas. Este último baseia-se na alimentação saudável e mudança do estilo de vida. O objetivo deste projeto foi investigar o conhecimento dos 189 alunos do Ensino Fundamental (6ª a 8ª série) sobre os conceitos de hipertensão e alimentação saudável. Os dados analisados foram obtidos por meio de questionário com nove perguntas sobre esses temas, o qual foi aplicado na escola estadual João de Queiroz em Rubião Júnior, Distrito de Botucatu. Além disso, foi feita uma degustação (teste triangular) de purê de batata com 3 amostras, sendo: (A) sem sal, (B) normal e (C) com muito sal. A análise dos dados revelou que os alunos demonstram falta de conhecimento sobre a doença, e a maior parte (70%) dos indivíduos estudados demonstraram maior preferência pelo alimento com maior quantidade de sal. Os resultados levaram à produção de uma cartilha educativa relacionando hipertensão e nutrição, na tentativa de disseminar informações sobre a doença e estimular a mudança para hábitos saudáveis na comunidade alvo do presente estudo

Descrição

Palavras-chave

Hypertension, Nutritional aspects, Elementary education, Hipertensión, Aspectos nutricionales, Escuela primaria, Hipertensão, Aspectos nutricionais, Ensino fundamental

Como citar

Revista Ciência em Extensão, v. 10, n. 2, p. 74-83, 2014.