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dc.contributor.authorLima, Maria Cristina Pereira [UNESP]
dc.date.accessioned2016-07-07T12:36:39Z
dc.date.available2016-07-07T12:36:39Z
dc.date.issued2012
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000500016
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 3, p. 407-413, 2012.
dc.identifier.issn0100-5502
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141057
dc.description.abstractThe students’ relationships with one another and their teachers can become difficult at different times. However, entrance into the university seems to be a particularly tense moment, due to the hazing suffered this stage of their academic lives. This study presents a review of the literature on the hazing, especially that have happen in medical schools, trying to identify the characteristics and maintaining factors of those ritual. In parallel, constructs a metaphor of the vampire myth, proposing this legend as a paradigm for understanding the human relationships in the medical schools. The common characteristics between vampires and victims, found in myth, and these interrelationships are discussed in medical schools, approaching at possible management strategies.en
dc.description.abstractOs relacionamentos dos estudantes entre si e destes com seus professores podem se tornar difíceis em diferentes momentos. O ingresso na universidade parece ser um período especialmente tenso em função dos trotes sofridos nesta fase da vida acadêmica. Este estudo apresenta uma revisão da literatura a respeito do trote, em especial aquele realizado nas escolas médicas, tentando identificar as características ritualísticas e os fatores mantenedores deste. Paralelamente, constrói uma metáfora com o mito do vampiro, propondo esta lenda como um paradigma para compreender as relações humanas nas faculdades de Medicina. São discutidas as características comuns entre vampiros e vítimas, encontradas no mito e nas inter-relações presentes nas escolas médicas, abordando-se possíveis estratégias de manejo.pt
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent407-413
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médica
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectMedical educationen
dc.subjectInstitutional ethicsen
dc.subjectBullyingen
dc.subjectEducação médicapt
dc.subjectÉtica institucionalpt
dc.subjectBullyingpt
dc.titleSobre trote, vampiros e relacionamento humano nas escolas médicaspt
dc.title.alternativeAbout hazing, vampires and relationships at the medical schoolen
dc.typeArtigo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, Botucatu, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, Botucatu, SP, Brasil
dc.identifier.doi10.1590/S0100-55022012000500016
dc.identifier.scieloS0100-55022012000500016
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
dc.identifier.fileS0100-55022012000500016.pdf
dc.identifier.lattes2169124595816290
dc.identifier.lattes2169124595816290
dc.identifier.lattes2169124595816290
unesp.departmentNeurologia, Psicologia e Psiquiatriapt
unesp.author.lattes2169124595816290
unesp.author.lattes2169124595816290
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