Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Vandeí Pinto da [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Genivaldo de Souza
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:28Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:28Z
dc.date.issued2014
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5296-5308
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141555
dc.description.abstractO presente texto emerge de reflexões acerca da formação do professor e da contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) da CAPES nesse processo. O problema central que move nosso pensamento nesse texto é a formação do professor de filosofia e o objetivo é suscitar reflexões sobre a importância da graduação neste processo. O ponto de partida é a análise do Projeto Político Pedagógico e de como nele se articulam o bacharelado e a licenciatura. A análise do processo de formação docente, por parte de ex-alunos e atualmente professores de filosofia no ensino básico e na licenciatura, compõe o segundo ponto. Nele são avaliados os impactos do projeto PIBID na formação do professor filósofo. As análises são referenciadas em estudos teóricos sobre o ensino de filosofia, especialmente as questões relativas ao ensinar e ao aprender filosofia. Por fim, advogamos que o comprometimento do conjunto do professores do curso com a formação do licenciado é imprescindível para a boa qualificação da formação, bem como a valorização dos grupos de estudos e de pesquisa que tematizam o ensino de filosofia de uma perspectiva filosófica, apontando para um modelo, que emerge do projeto PIBID, como uma nova forma de qualificar o estágio e valorizar a docência.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent5296-5308
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.subjectFormação do filósofopt
dc.subjectLicenciaturapt
dc.subjectPIBIDpt
dc.titleContribuições do pibid na formação do filósofo professorpt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionUniversidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, Brasil
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-5296-5308.pdf
dc.identifier.lattes2920026174965678
unesp.departmentDidáticapt
unesp.author.lattes2920026174965678
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record