Show simple item record

dc.contributor.authorCustodio, Vagner Sergio [UNESP]
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:34Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:34Z
dc.date.issued2014
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6177-6187
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141576
dc.description.abstractEste artigo é um relato de pesquisa que objetivou diagnosticar o nível de estresse de professores do Ensino Fundamental do município de Rosana -SP por meio de um teste (LIPP, 2002) e teve como hipótese que o stand up comedy (comédia em pé) como dinâmica de grupo nas reuniões pedagógicas, pode contribuir para melhorar essa situação. Para isso num primeiro momento aplicou-se os testes diagnósticos de estresse na prática docente, nos 20 sujeitos da pesquisa e posteriormente utilizou-se os momentos de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo) para o desenvolvimento, ensaios e apresentações dos stand ups muitas vezes satirizando com situações cotidianas do ambiente escolar. Após todos os participantes terem apresentado a versão final de seus textos, foi reaplicado o mesmo teste da fase diagnostica e verificou-se que a média do nível de estresse passou de 7,5 para 5,9 o que demonstra uma melhoria qualitativa nas respostas referentes ao estresse, o que aponta que essas atividades podem ser uma importante estratégia para desestressar os professores e com isso consequentemente melhorar a qualidade do ensino fundamental.pt
dc.format.extent6177-6187
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.titleStand up comedy: uma estratégia para diminuir o nível de estresse em professores da educação básicapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Turismo, Câmpus Experimental de Rosana
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Turismo, Câmpus Experimental de Rosana
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus Experimental de Rosanapt
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-6177-6187.pdf
unesp.departmentTurismopt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record