Imagens de crianças como indícios: esboços de formação de professores da infância
Abstract
Este artigo apresenta a tentativa de descolamento do olhar do lugar que quem pensa sobre as crianças e sobre a infância, para o lugar de pensar com as imagens/filmagens produzidas pelas crianças, com as crianças e o que elas apresentam a nós em sua evidência. As imagens/filmagens, capturadas por crianças da pré-escola, no contexto da pesquisa intitulada “As crianças e suas experiências matemáticas: em busca do que atravessa o espelho”, compõem a metodologia, que temos chamamos de pesquisa como experiência. Parece-nos que pensar com as imagens/filmagens produzidas pelas crianças pode ser disparador para pensar a criança, a infância e o que nos toca, nos afeta, nos mobilizada nesse movimento, experienciando com isso, as travessias do universo infantil. Além disso, quem sabe, as imagens/filmagens, as crianças, as infâncias nos ajude a pensar na possibilidade de uma formação docente que seja infantil, uma formação de professores da infância.
How to cite this document
Language
Collections
