Parceria universidade e escola: o caso dos estágios curriculares supervisionados em educação física
Abstract
O estágio supervisionado é um momento significativo para a formação de professores, pois permite que os futuros professores apreendam elementos importantes da profissão. Nessa direção, a parceria entre universidade e escola é fundamental para o desenvolvimento dos estágios curriculares, pois pode indicar as possibilidades e limites sobre o desenvolvimento dos estágios supervisionados. Importante que haja um grande envolvimento entre o professor (da escola), o estagiário e o professor formador (da universidade), para que o estágio seja efetivamente significativo. O objetivo desse trabalho foi levantar de que modo ocorre a parceria entre a Universidade e as escolas, visando identificar os elementos que compõem avanços e desafios para a efetivação dos estágios na formação de professores. Para isso, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com os seguintes sujeitos: a) o professor responsável pelos estágios curriculares na Universidade; b) dois professores de Educação Física das escolas; c) duas diretoras que, recebem os estagiários, nas escolas em que trabalham; d) a coordenadora da área de Educação Física na diretoria de Ensino; e) a supervisora responsável pelos estágios na diretoria de ensino. Os resultados encontrados evidenciam as contradições existentes nas visões dos sujeitos envolvidos com o estágio supervisionado e o distanciamento entre escola e universidade parece ser a tônica nas falas dos sujeitos entrevistados, na mesma medida em que são evidenciadas as dificuldades para uma aproximação mais efetiva. Nesse contexto emerge a necessidade de novas ações para que o estágio seja compartilhado por meio de parcerias que promovam qualidade na formação dos futuros professores de Educação Física.
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