A inserção dos computadores nas aulas de matemática: perspectivas a partir de um estudo na cidade de Rio Claro
Abstract
O objetivo desse artigo é discutir sobre uma evidenciada desarticulação entre a formação inicial do professor de matemática e a inserção dos computadores nas aulas de matemática. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, pois estamos interessados em compreender aspectos referentes a um determinado grupo social composto por professores de matemática, dentro de um determinado contexto, que, a saber, é a cidade de Rio claro. Os dados do artigo são compostos por questionários, os quais foram aplicados a professores de sete escolas públicas de Rio Claro onde as perguntas solicitavam informações sobre a formação do professor para o uso da tecnologia e sobre como se dava a prática pedagógica caso ocorresse à inserção da mesma. Dentre os referenciais teóricos estamos nos baseando em Borba e Penteado (2001), que argumentam em que argumentam que a informática deve ser um direito de todos, tendo a escola pública e privada o dever de proporcionar ao estudante uma educação que legitime ao menos uma alfabetização tecnológica. Como parte de nossos resultados, evidenciamos que a problemática mais relatada pelos professores que desmotivam o uso do computador está relacionado com a falta de computadores nas escolas e a qualidade dos mesmos. Observamos casos onde o professor possui formação para o uso das tecnologias em sua prática pedagógica, porém não as utiliza por tal problemática mencionada.
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