Biopolítica e medicalização: o respeito às diferenças, um olhar a partir da inclusão

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Data

2014

Autores

Colombani, Fabiola [UNESP]
Martins, Raul Aragão [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Este texto é parte da pesquisa de doutorado em Educação que encontra-se na fase de revisão bibliográfica porém, dá continuidade à pesquisa de mestrado que tratou sobre a postura dos educadores no processo de patologização e medicalização da infância. Tal trabalho pretende abordar criticamente o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, uma das conseqüências da Medicalização, que surge pautado em comportamentos como: a indisciplina e as dificuldades de aprendizagem. Respaldados por uma visão hegemônica resultam em tratamentos que individualizam e estigmatizam o aluno. Na procura por solucionar a indisciplina e os problemas de aprendizagem, desloca-se de uma discussão político-pedagógica, onde se poderia ter uma visão do macro, e busca-se soluções rápidas nos medicamentos, nas “drogas da obediência”, no qual limita-se o problema ao aluno, obtendo com isso uma percepção biologizante do homem. Pretende-se ainda, analisar a medicalização como um processo que pode impedir o desenvolvimento moral do aluno a ponto de dificultar sua autonomia, tecendo uma reflexão sobre a ideia de biopoder e biopolítica, no processo de normalização e adestramento por meio da instituição escola, que possui em seu imaginário atitudes adaptacionistas de dominação dos corpos, com o intuito de deixá-los aptos ao mercado de trabalho, ampliando com isso suas aptidões na extorsão da força, no crescimento da utilidade e da docilidade. Aspira ainda, construir uma reflexão acerca das práticas sociais e educativas que ora se configuram, a partir de apontamentos teóricos existentes na posição genealógica de Foucault e de alguns conceitos consolidados na teoria de Jean Piaget.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Queixa escolar, Medicalização

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8955-8966