Show simple item record

dc.contributor.authorAntonio Filho, Fadel David [UNESP]
dc.contributor.authorDezan, Maria Dalva de Sousa
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:53Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:53Z
dc.date.issued2014
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 10065-10074
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141651
dc.description.abstractNo mundo imagético em que vivemos, o uso da fotografia como instrumental didático pedagógico é de suma importância em qualquer nível de ensino. No caso do ensino da Geografia, o uso da imagem fotográfica é importante para o professor, pois vem de encontro aos anseios dos alunos que estão chegando às escolas e as universidades, não só como um atrativo didático, mas também como forma de participação ativa dos discentes. A tecnologia computadorizada tem facilitado o acesso e uso de instrumentos e meios na produção de imagens, seja a máquina fotográfica digitalizada, o tablet, o telefone celular e outros instrumentos pertinentes, inclusive economicamente mais acessíveis. A proposta aqui apresentada é uma forma de enriquecer a prática com o uso da fotografia para ilustrar as aulas e ativar a participação dos alunos como coautores na produção de material imagético para fins didáticos pedagógicos. Neste sentido, se inclui a criação de bancos de imagens e a análise e interpretação coletiva das imagens para a criação de protocolos para o uso das fotografias.pt
dc.format.extent10065-10074
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.subjectUso de imagenspt
dc.subjectAnálise e interpretaçãopt
dc.subjectFotografiaspt
dc.titleA fotografia como instrumental no ensino de geografia: uma proposta de material pedagógico para uso em sala de aulapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.contributor.institutionSecretaria do Estado da Educação de São Paulo (SEE)
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Geografia, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-10065-10074.pdf
unesp.departmentGeografiapt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record