Show simple item record

dc.contributor.authorMiskulin, Rosana Giaretta Sguerra [UNESP]
dc.contributor.authorPaulin, Juliana França Viol [UNESP]
dc.contributor.authorBonetti, Vanessa Cerignoni Benites [UNESP]
dc.contributor.authorRichit, Andriceli [UNESP]
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:54Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:54Z
dc.date.issued2014
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 4791-4803
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141654
dc.description.abstractAs tecnologias de informação e de comunicação (TIC) e o processo educativo assumem novas relações didático-pedagógicas quando focalizam os atores dos processos educativos, os processos de ensinar e aprender e, o contexto sócio-cultural, como dimensões indissociáveis do processo educativo. Nesse caminho a dimensão - colaboração assume um status primordial quando exerce, na cultura docente, um papel significativo quanto à reflexão sobre a constituição dessa cultura do “ser professor”, como uma de suas identidades apresentadas no próprio processo formativo. Desta maneira, o presente artigo possui como objetivo apresentar os principais resultados de quatro pesquisas, de mestrado e doutorado, sobre formação de professores e os processos de ensinar e aprender Matemática que foram desenvolvidas entre os anos de 2010 e 2013 no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – UNESP/Rio Claro. Assim, a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa, e utilizando-se do conceito de meta-análise, iremos ressaltar nesses trabalhos acadêmicos as diferentes concepções atribuídas à colaboração nos processos formativos. Tais pesquisas foram desenvolvidas em diferentes contextos, entre eles, cursos presenciais e online, mediados pela tecnologia, e processos de formação inicial e continuada de professores de Matemática em uma Comunidade de Prática. Os trabalhos evidenciaram propostas distintas de formação de professores: a colaboração em grupos caracterizados como Comunidade de Prática, como contexto formativo, e a aprendizagem socialmente compartilhada em ambientes virtuais propiciando a colaboração.pt
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent4791-4803
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.titleA colaboração em contextos formativos: um breve estudo meta-analíticopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), Departamento de Educação Matemática, Rio Claro, SP, Brasil
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-4791-4803.pdf
unesp.departmentEducação Matemáticapt
Localize o texto completo

Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record