A adoção de sistema apostilado de ensino e trabalho docente: apontamentos sobre os problemas e as demandas de uma rede escolar pública municipal

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Data

2014

Autores

Bego, Amadeu Moura [UNESP]
Terrazzan, Eduardo Adolfo
Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Nas últimas décadas vários municípios passaram a estabelecer parcerias com o setor privado no setor educacional e uma de suas modalidades envolve a aquisição de Sistemas Apostilados de Ensino (SAE). Esta consiste na contratação de empresas para a compra de materiais didáticos e assessoria didático-pedagógica. Neste trabalho objetiva-se discutir os motivadores, a partir do ponto de vista dos gestores, para a contração de um SAE e caracterizar seu processo de implantação em uma Rede Escolar Pública Municipal (REPM). A pesquisa empírica foi conduzida com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, sendo utilizados como fontes de informação e instrumentos de pesquisa: i) entrevistas com a Secretária Municipal de Educação; a Diretora do Departamento de Orientação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME); e os diretores das escolas do segundo ciclo do EF da REPM. As motivações dos gestores para a adoção do SAE situaram-se na possibilidade de melhoria de aspectos estrutural-organizacionais que propiciariam a superação, ao menos parcial, de problemas de recursos humanos e contribuiria para a melhoria dos índices das Unidades Escolares em avaliações externas. A despeito dos problemas de adaptação, a implantação do SAE teve grande receptividade e aceitação pela comunidade escolar devido à facilitação de desenvolvimento do trabalho cotidiano decorrente da padronização do trabalho didático e da unificação do ritmo de trabalho.

Descrição

Palavras-chave

Sistemas apostilados de ensino, Trabalho docente, Redes escolares públicas municipais

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7483-7494