O professor que os alunos do PARFOR da Unesp (2011-2014) guardam na memória: apontamentos para formação e atuação docente (educação infantil e Ensino Fundamental Ciclo I)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Silva, Marilda da [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

A UNESP oferece o Curso de Pedagogia no âmbito do Programa Parfor em 5 de suas unidades: Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara, Faculdade de Ciências – Campus Bauru, Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília, Faculdade de Ciências e Tecnologia – Campus de Presidente Prudente e Instituto de Biociência, Letras e Ciências Exatas - Campus de São José do Rio Preto. É este o contexto institucional dos dados. As fontes são 98 redações intituladas O professor que eu guardo na memória produzidas por alunos do Parfor em 2011. A análise dos dados foi operada por meio da Análise de Conteúdo. Os dados trazem particularidades que devem ser levadas em conta por programas de formação inicial e continuada. Dentre muitas, uma delas diz respeito ao fato de que metodologias de ensino serão adequadas quando a relação social (relação professor/aluno) que exige sua aplicação for de boa qualidade. Ou seja: quando a relação professor–aluno for adequadamente ética. Sem deixar de lado, imprescindivelmente, a posição social de cada envolvido na relação social em questão. Para que isso seja mais bem compreendido valem os estudos sobre violência em meio escolar, sobretudo os que se dedicam a explicar a violência do professor contra o aluno (SILVA e SCARLATO, 2009; SILVA, SCARLATO E CARLINDO, 2010; SILVA E CARLINDO, 2009, 2012) que apontam que os professores também cometem violência contra o aluno, por vezes mais do que o aluno contra ele. Outra particularidade diz respeito ao fato dos sujeitos deste estudo serem professores com uma experiência em docência acima de três anos e também considerarem que elementos do campo da ética são imprescindíveis ao sucesso pedagógico do professor e, consequentemente, do aluno.

Descrição

Palavras-chave

PARFOR, Formação continuada, Atuação docente

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5858-5868