EAD e o processo de ensino aprendizagem: um estudo bibliográfico

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Ferreira, Gabriella Rossetti [UNESP]
Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Há uma inovação como modalidade de ensino e aprendizagem em que o aluno e o professor desenvolvem atividades em lugares e tempos diferentes, está é chamada Educação à Distância (EAD). A medicação didático pedagógica desta modalidade pauta-se pelo uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), o que amplia os tempos e espaços de ensinar e aprender. Considerando esta realidade, o presente estudo de cunho descritivo, tem por objetivo apontar qual o papel da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem, e quais são as abordagens utilizadas, desconsiderando o caráter educacional atribuído a um artefato tecnológico qualquer. Para isso foram selecionados materiais importantes para a elaboração dos estudos sobre EAD e as tecnologias que envolvem este tema. Procurou-se localizar as informações úteis, através das leituras provando que todas as tecnologias, em qualquer área do conhecimento ou da produção, podem ter caráter educacional. Resultando no rompimento da ideia de que existem tecnologias que não servem para educar, e outros tipos que servem como ferramentas educacionais e pedagógicas. De acordo com a literatura científica, todas as tecnologias podem ser usadas como mediação didático tecnológica, através das tele-aulas, chats, fóruns e todos os artefatos que possibilitam o compartilhar e a autonomia do sujeito, na construção do conhecimento e na interação, onde há o intercâmbio maior de saberes, oportunizando a colaboração de várias pessoas, com os seus conhecimentos específicos, no processo de construção do conhecimento novo.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11696-11706