O impacto do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID – para a formação inicial de professores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Vicente, Marcelina Ferreira [UNESP]
Leite, Yoshie Ussami Ferrari [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Partindo de uma concepção de professor crítico-reflexivo, a presente proposta de pesquisa encontra-se vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP na linha de pesquisa “Políticas Públicas, Organização Escolar e Formação de Professores”. Tem como objetivo geral investigar os reflexos e as possíveis contribuições do PIBID para o processo de formação inicial de professores. Trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, do tipo estudo de caso, que terá como objeto de estudo o Grupo PIBID do curso de Licenciatura em Matemática da FCT/UNESP de Presidente Prudente. Teremos como sujeitos os integrantes que participam diretamente do processo de elaboração e aplicação de atividades pedagógicas em escolas públicas da Rede Estadual em Presidente Prudente (SP). Analisaremos alguns documentos que respaldam legalmente a implantação deste Programa na universidade, bem como dados obtidos em reuniões do PIBID e das observações das aulas em que as atividades elaboradas são aplicadas. Como eixo teórico será utilizado estudos que abordam a temática da formação inicial de professores e sua relação com a articulação entre teoria e prática. Com este estudo esperamos contribuir para a área da formação de professores, evidenciando a importância de propor situações em que possibilitem a aproximação dos acadêmicos com o contexto escolar, bem como sinalizar caminhos que contribuam efetivamente para uma melhor articulação entre teoria e prática a partir da experiência de uma pesquisa que discute, como política de formação, a escola como sendo o lócus da aprendizagem docente.

Descrição

Palavras-chave

Formação inicial de professores, PIBID, Articulação teoria e prática

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2643-2655