O potencial do uso da interdisciplinaridade na formação de professores: articulando três segmentos de ensino
Abstract
O ensino através da interdisciplinaridade, não é algo fácil e banal de se conseguir. Esse processo leva o professor a refletir sobre a sua atitude e maneira de ensinar; e com isso, a conviver com diferenças e inseguranças, pertinentes a essa forma de abordagem. Na busca do novo saber, através do repensar os aspectos éticos e sociais e o trabalhar pedagogicamente no cotidiano, é que aparecem os desafios e limites, que vencidos levam ao amadurecimento profissional. A pesquisa realizada classifica-se como uma pesquisa qualitativa descritiva. A organização dos dados apresenta unidades de registro que fornecem indícios das principais atividades formativas, cuja realização, na visão dos sujeitos, favorece o processo formativo. As observações, realizadas e analisadas neste trabalho, estendidas ao contexto escolar evidenciam-nos que o professor sofre por ter que enfrentar situações complexas, para as quais não foi preparado, já que sua formação se deu nos moldes de um ensino fragmentado e tradicionalmente transmissivo. Assim, vivenciar atividades interdisciplinares, e desenvolver novas habilidades através da integração de diversas áreas do conhecimento, geram realização profissional.
How to cite this document
Language
