O uso de experimentos didáticos como ferramenta para o ensino de física nos anos iniciais da educação básica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Dal Ri, Carla Signori [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Quando se trata de Ensino de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o primeiro questionamento é: mas existem possibilidades em ensinar conceitos de tamanha complexidade para crianças? Esse trabalho procurou analisar abordagens e estratégias para inserir a Física na Educação Básica. Para tal, foram utilizados materiais de baixo custo na experimentação , tomando como ponto de partida o trabalho de FERREIRA (1978) com instrumentação para o Ensino de Física, particularmente com a temática eletrostática. A realização desse estudo foi feita a partir da utilização de protótipos desenvolvidos com os materiais citados. Foram realizadas observações em sala de aula procurando, a partir dos registros de docência, analisar o comportamento das crianças e suas argumentações, possibilidades para o Ensino de Física nesta faixa etária bem como alguns indícios de seu desenvolvimento cognitivo. Nas atividades de ensino foram realizadas discussões com os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental que envolviam aspectos conceituais e fenomenológicos, adequando-se tais conhecimentos ao nível do raciocínio lógico-matemático que ainda estava em desenvolvimento. O trabalho realizado mostra que é possível trabalhar conceitos físicos sobre eletrostática com crianças pertencentes à faixa etária de nove a dez anos. Com o apoio do grupo PIBID de Física da cidade de Rio Claro, pude realizar minhas observações e práticas na Escola Municipal Marcelo Schmidt, a qual se mostrou disponível e aberta à aceitação dessa proposta.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1475-1484