A interação em atividades de demonstração experimental aberta: o desenvolvimento conceitual em uma perspectiva vigotskiana

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2014

Autores

Galbiatti, Douglas Augusto [UNESP]
Camargo, Eder Pires de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Com este trabalho objetivamos analisar as potencialidades e os limites de uma abordagem de ensino pautada na interação em atividades de demonstração experimental aberta sobre a argumentação de estudantes de licenciatura em física. A questão que nos norteou na análise de tal abordagem foi: quais são os resultados, relativos à argumentação emergente do processo de formação de conceitos dos alunos, acerca dos conceitos de calor e temperatura, decorrentes da interação entre professor e alunos, bem como entre os alunos, mediados por atividades demonstração experimental aberta? Para responder a tal questão constituímos nossos dados através de gravações de áudio e vídeo dos encontros realizados com os sujeitos, de modo a gerar um corpus de análise composto pelos momentos em que os estudantes expuseram argumentos que apresentavam as formulações conceituais que eles detinham dos conceitos de calor e temperatura. A análise dos dados constituídos foi realizada através do referencial da análise textual discursiva e da teoria histórico-cultural, de forma a gerar três categorias de análise: complexos, pseudoconceitos e conceitos. E os resultados obtidos evidenciaram a modificação gradual da argumentação dos sujeitos e a evolução conceitual no decorrer da realização dos encontros.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11058-11068