O ensino de razão, proporção e teorema de tales a partir da resolução de problemas

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Data

2014

Autores

Pessôa, Esther Bahr
Passos, Natália Caroline dos
Munhoz, Regina Helena [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever a aplicação de um projeto realizado com uma turma de nono ano, de uma escola municipal de Joinville - SC. O referido projeto foi desenvolvido como parte da disciplina de Prática de Ensino de Matemática. A metodologia escolhida foi a Resolução de Problemas e os conteúdos a serem ensinados foram razão, proporção e Teorema de Tales. Optou-se por trabalhar em grupos de quatro ou cinco alunos ao longo do projeto. A escolha por trabalhar em equipes propiciou a participação efetiva dos alunos, que mostraram comprometimento com as tarefas, por saberem que suas atitudes individuais contribuiriam para o desempenho de toda a equipe. O objetivo principal do projeto era que os alunos buscassem respostas para situações-problemas, construindo relações entre a teoria e a prática. Desejava-se ainda que os alunos relacionassem o conteúdo trabalhado no projeto com as atividades do seu cotidiano, estimulando a investigação e a curiosidade dos mesmos. A avaliação final consistiu em uma nota individual, relativa a alguns trabalhos feitos, e uma nota por equipe, relativa a um portfólio que deveria ser entregue no final da aplicação do projeto. O artigo está organizado em seis partes, sendo a primeira uma breve introdução, na qual estão descritos os objetivos do projeto, a segunda uma revisão de literatura sobre o método de Resolução de Problemas, a terceira uma breve revisão teórica sobre os conteúdos abordados, a quarta uma descrição das atividades aplicadas, a quinta uma análise dos resultados e, por fim, as considerações finais.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 784-795