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dc.contributor.advisorSantos, João Eduardo Guarnetti dos [UNESP]
dc.contributor.authorDoimo, Lucas da Silva [UNESP]
dc.date.accessioned2016-08-01T14:27:50Z
dc.date.available2016-08-01T14:27:50Z
dc.date.issued2016-07-01
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141976
dc.description.abstractO futuro do fornecimento de alimentação para uma população global crescente, requerem a necessidade da expansão da agroindústria. Esse crescimento da demanda por produtos agrícolas é reflete na mecanização intensiva do setor agrícola. Nesse contexto, o objetivo do trabalho é avaliar a vibração ocupacional no assento do operador de oito tratores agrícolas com o motor funcionando em marcha lenta e em rotação de trabalho e verificar se estão dentro dos limites estabelecidos pelos critérios da EU-OSHA (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho) e pela sua diretiva 44/EC, publicada em 22 de junho de 2002 caracterizando o trabalho como insalubre ou não. O presente trabalho foi realizado no Núcleo de Ensaio de Máquinas e Pneus Agroflorestais (NEMPA), localizado nas dependências da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA/UNESP), câmpus de Botucatu – SP. Os ensaios foram todos conduzidos em superfície de cimento plana e de modo estático, ou seja, os tratores não foram avaliados em movimento. Foram avaliados oito tratores de marcas, modelos e potência nominal no motor diferentes, alguns com cabine e outros sem. A coleta dos dados nas máquinas foi feita utilizando um dosímetro de vibração da marca Larson Davis modelo HVM100 e foi utilizado o software Blaze®, que acompanha o dosímetro para análise dos dados. A vibração foi avaliada utilizando uma almofada com acelerômetro triaxial (seat pad) também devidamente calibrada. Os tratores foram analisados com o motor em marcha lenta e em rotação de trabalho. O delineamento experimental empregado foi inteiramente casualizado, já que a mesma condição foi mantida para todos os tratamentos, os valores coletados na base e no encosto do assento foram somados e foi feita uma média entre eles e esta será considerada como a vibração total que chega até o assento. Os valores coletados foram submetidos a uma análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 1% de probabilidade. As avaliações realizadas mostraram que os maiores problemas com vibração foram encontrados nos tratores com potência de até 51kW no motor, somente em um outro trator com 161kW no motor, obteve-se um alto VDV, mas com um valor de A(8) ainda dentro do aceitável. Conclui-se que assentos com estofados em tecido colaboraram para redução dos valores de vibração, a presença de cabine nos tratores proporcionou um ótimo isolamento contra as vibrações e também que, em tratores com pneus mais largos ou com rodados duplos, as vibrações foram significativamente reduzidas.pt
dc.description.abstractThe future of food supply for a growing global population, require the necessity of expansion of agribusiness. This growing demand for agricultural products is reflected in the intensive mechanization of the agricultural sector. In such context, this study aimed to evaluate the vibration in the operators’ seat of eight agricultural tractors and determine whether they are within the limits established on the criteria of EU-OSHA (European Agency for Safety and Health at Work) and their directive 44 / EC published in June 22, 2002 featuring the work as unhealthy or not. This work was performed at NEMPA located on the premises Faculty of Agricultural Sciences (FCA/UNESP), campus of Botucatu - SP. The tests were all conducted on a level cement surface and in static mode, that is, the tractors were not evaluated moving, have been evaluated eight tractor brands, models and different nominal power in the engine, some with and some without cabin. The data collection on the machines was made using a dosimeter of vibration of the brand Larson Davis HVM100 model and was used Blaze software that comes with the dosimeter, for data analysis. The vibration was evaluated using a pad with triaxial accelerometer (seat pad) as well calibrated properly. The tractors were evaluated with the engine at low idle and operating speed. The experimental design used was DIC since the same condition was kept for all treatments, the values collected the base and the back of the seat were summed and made a weighted average between them and this will be considered as the total vibration that reaches the seat. The collected data were submitted to an analysis of variance and the means compared by Tukey test at 5% probability. The evaluations conducted have shown that the greatest problems with vibration were found in tractors with power ratings up to 51kW in the engine, only at another tractor with 161kW in the engine was obtained a high VDV, but with a value of A (8) still in acceptable. It was concluded that with upholstered seats collaborate to reduce vibration values, the presence of cabin in the tractors provided a great insulator to vibrations and as well was concluded tractors with wider tires or dual formation the vibrations were reduced.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.subjectVibraçãopt
dc.subjectSegurançapt
dc.subjectErgonomiapt
dc.subjectSaúdept
dc.subjectVibrationen
dc.subjectSafetyen
dc.subjectErgonomicsen
dc.subjectHealthen
dc.titleAvaliação da vibração ocupacional no posto operacional de tratores agrícolas estáticos utilizando-se duas rotações angularespt
dc.title.alternativeEvaluation of occupational vibration at the operating post of static agricultural tractors using two angular rotationsen
dc.typeDissertação de mestrado
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
unesp.graduateProgramAgronomia (Energia na Agricultura) - FCApt
unesp.knowledgeAreaEnergia na agriculturapt
unesp.researchAreaUso racional da energia na agriculturapt
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatupt
unesp.embargoOnlinept
dc.identifier.aleph000871571
dc.identifier.capes33004064021P7
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