Análise ergonômica do posto de trabalho dos motoristas de quatro modelos de ônibus rodoviário

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-08-30

Autores

Martins, Víctor Augusto Faria [UNESP]
Agibert, Guilherme Seiti Kossugue [UNESP]
Pinheiro, Marcos Geovanni de Souza [UNESP]
Simões, Danilo [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The development of ergonomic rules for specific job positions, involving manufacturers, industry organizations and users, can mitigate possible occupational diseases, decrease absenteeism, moreover, can increase safety and worker comfort. The objective was to analyze the conditions of the workspace of four road bus drivers models produced at different times in order to check the ergonomic differences. Were weighted 4 road Bus models used for the transport of intercity passengers, analyzed by means of four methods in order to cover all the features of the cabins. Results allow concluding that the lack of specific ergonomic regulation for the driver's workplace generates a lack of standardization of the cabins, however, it was found that there has been progression of comfort and, for the characteristics that there are no regulated rules, or specific, it observed a greater disparity between models of buses analyzed.
A elaboração de normas ergonômicas para postos de trabalhos específicos, que envolvam fabricantes, organismos setoriais e usuários, pode mitigar possíveis doenças ocupacionais, diminuir o absenteísmo, ademais, pode aumentar a segurança e o conforto do trabalhador. Objetivou-se analisar as condições dos postos de trabalho dos motoristas de quatro modelos de ônibus rodoviário produzidos em diferentes épocas, a fim de verificar as diferenças ergonômicas. Foram ponderados 4 modelos de ônibus rodoviário utilizados para o transporte de passageiros intermunicipal, analisados por meio de 4 metodologias, a fim de contemplar todas as características das cabines. Os resultados permitem concluir que a falta de regulamentação ergonômica específica para o posto de trabalho do motorista gera uma falta de padronização das cabines, contudo, constatou-se que o houve uma progressão do conforto e, para as características que não existem normas regulamentadas, ou específicas, foi observada uma maior disparidade entre os modelos dos ônibus analisados.

Descrição

Palavras-chave

Product engineering, Anglo-saxon ergonomics, Security, Engenharia do produto, Ergonomia anglo-saxônica, Segurança

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.