Núcleo de comunicação, inovação e gestão (CIG): a Fanpage como produto midiático para fomentar uma cultura de inovação nas MPEs

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Data

2015-09-18

Autores

Utimura, Carolina Naomi [UNESP]
Silva, Monalisa Ribeiro da [UNESP]
Lelis, Mariane Frascareli [UNESP]
Porém, Maria Eugênia [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This article aims to report the planning and structuring of the first production media the Núcleo de Comunicação, Inovação e Gestão (CIG), research and extension group founded in 2015 at the Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus of Bauru/SP. The group consists of teachers, professionals from various fields, masters and graduate students aims to support the joint studies, reflections and experiences of management, communication and innovation in order to make the entrepreneurs of micro and small businesses can recognize innovation as a management model in order to foster a culture of innovation through communication skills. In the context of the difficulties of micro and small businesses to remain "alive" such a competitive scenario in which large businesses prevail, we must help them in an educational and accessible way, with an adapted language and compelling content. Therefore, the CIG's Facebook page will be a digital platform to assist in the development of SMEs, so as to promote planning habit of realistic innovation and valuing the role of communication in small businesses. In the Facebook content planning, we structured a range of posts that will follow the language guidelines, schedule and variance of themes also consolidate the measurement results thereof. With these metrics can get a better sense of the reach and effectiveness of media production performed. Thus, it is expected that there is an increase in the promotion of culture of innovation, addressing guided content in the reality of SMEs, with the largest membership of entrepreneurs to thus help improve your way of managing power and offer greater competitive advantage in Marketplace.
Este artigo visa relatar o planejamento e estruturação da produção midiática do Núcleo de Comunicação, Inovação e Gestão (CIG), grupo de pesquisa e extensão fundado em 2015 na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Bauru/SP. O CIG é composto por docentes, mestrandos e graduandos e bolsistas Proex, tem como objetivo apoiar a articulação de estudos, reflexões, experiências e práticas entre comunicação, inovação e gestão, como suporte de apoio às Micro e Pequenas Empresas (MPES), voltado à promoção da cultura de inovação. Umas das práticas do CIG é propor e/ou desenvolver ambientes de aprendizagem que impactem nos empreendedores de Micro e Pequenas empresas para reconhecerem a inovação como um modelo de gestão de modo a fomentar uma cultura de inovação, por meio das competências em comunicação. No contexto das dificuldades das micro e pequenas empresas se manterem “vivas” um cenário tão competitivo no qual os grandes negócios imperam, é preciso auxiliá-las de forma didática e acessível, com uma linguagem adaptada e um conteúdo atrativo. Assim sendo, como um dos produtos midiáticos sugeridos pelo CIG, foi criada uma página do Facebook, que será uma plataforma digital para auxiliar no desenvolvimento das MPEs, assim como no incentivo ao hábito do planejamento, da inovação realista e valorizando o papel da comunicação nos pequenos negócios. No planejamento de conteúdo do Facebook, estruturamos uma escala de postagens que seguirá as orientações de linguagem, horário e variância de temas, também a consolidação a mensuração de resultados da mesma. Com essas métricas podemos ter uma melhor noção do alcance e efetividade da produção midiática realizada. Assim, espera-se que haja um aumento do fomento da cultura de inovação, abordando conteúdos pautados na realidade das MPEs, contando com a maior adesão dos empreendedores para, assim, ajudar a melhorar sua forma de gerir e poder oferecer uma maior vantagem competitiva no mercado.

Descrição

Palavras-chave

Produto midiático, Comunicação, Inovação, Media product, Communication, Innovation

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.