Brincando no zoo: o zoológico como educador ambiental por meio de objetos lúdicos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-21

Autores

Ferrari, Thamires Keila Silva [UNESP]
Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Much is said about the use of toys and games in the learning process, however, choosing these objects to its use? When it comes to non-formal education environments, with children of varying ages this selection is much more difficult, so we present in this paper the actions taken at the Environmental Education Center "Horácio F. Pyles" - CEA - Bauru, which is part of Parque Zoológico Municipal de Bauru. The project titled Brincando no Zoo is an off shoot of play the extension project at the Centro de Psicologia Aplicada – CPA, Faculdade de Ciências of UNESP Campus Bauru and aims to sort, organize and catalog the existing commercial games and toys in CEA's collection, in order to enhance its uses, according to age and skills the playful objects can develop in the different activities offered to children and youth.
Muito se fala sobre o uso de brinquedos e jogos nos processos de aprendizado, entretanto, como escolher esses objetos para seu uso? Quando se fala em ambientes não formais de educação, onde há crianças de idades variadas essa seleção é muito mais complexa, assim apresentamos neste trabalho as ações realizadas no Centro de Educação Ambiental “Horácio F. Pyles” – CEA – Bauru, que é parte integrante do Parque Zoológico Municipal de Bauru. O projeto intitulado Brincando no Zoo é um desdobramento do projeto de extensão Brincando no Centro de Psicologia Aplicada – CPA, da Faculdade de Ciências da UNESP Campus Bauru e tem por objetivo classificar, organizar e catalogar os jogos e brinquedos comerciais existentes no acervo do CEA, a fim de potencializar seus usos, conforme a faixa etária e habilidades que os objetos lúdicos possam desenvolver, nas diferentes atividades oferecidas ao público infanto-juvenil.

Descrição

Palavras-chave

Playful objects, Games classification, Environmental education, Objetos lúdicos, Classificação de jogos, Educação ambiental

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.