Analise do uso de redes sociais como ferramenta para divulgação de conteúdos publicados em sites: um estudo do projeto de extensão CoDAF

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-08-28

Autores

Bisi, Pedro Henrique Santos [UNESP]
Rodrigues, Fernando de Assis [UNESP]
Sant'Ana, Ricardo César Gonçalves [UNESP]
Labadessa, João Pedro [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This work aims to identify elements for analyzing the effectiveness of dissemination strategies of a science outreach project website through an use of social networks. The universe of research was bordered on statistics available in science outreach Digital Skills for Family Agriculture (CoDAF) website and available in Facebook's publishing tools, from October 2014 to July 2015. The methodology used was a quantitative descriptive exploratory study, from the analysis of data available by AWStats tools (part of required tools for CoDAF website) and Facebook's posts history information. Its describes a daily news publication routine adopted by CoDAF, which includes the participation of CoDAF members and staff; and, combined with statistical data, proposes to: a) identify website users access data; b) quantify actions taken in social network as a dissemination strategy; c) graph the data collected. As a result, the paper presents the process of data exporting to a spreadsheet file, that contains a visual representation of publishing routine interactions with social networks and visits quantified by CoDAF of website in its statistics. It was concluded that emerge of this data can assist in process of making more explicit characteristics inherent on effectiveness measures of dissemination strategies of science outreach project website through an use of social networks; and its results are basis for a validation of daily news publication routine itself, mainly due a increase on website visits.
Este trabalho tem como objetivo identificar elementos que permitam analisar a eficácia de estratégias de divulgação de um site de projeto de extensão por meio da utilização de redes sociais. O universo de pesquisa foi delimitado a estatísticas disponíveis no site do projeto de extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) e disponíveis no gerenciamento de páginas da rede social Facebook, no período de outubro de 2014 a julho de 2015. A metodologia adotada foi a pesquisa exploratória descritiva, de caráter quantitativo, a partir da análise de dados disponíveis pelas ferramentas AWStats (parte integrante das ferramentas para funcionamento do site do CoDAF) e de informações sobre histórico de publicações do Facebook. O trabalho descreve a rotina de publicação de notícias do projeto de extensão, que conta com a participação de membros de colaboradores do CoDAF; e, associado aos dados estatísticos, procura: a) identificar o volume de acessos ao site dentro de um determinado período; b) quantificar as ações realizadas na rede social como estratégia de divulgação do site; c) representar graficamente os dados coletados sobre o volume de acesso e as ações na rede social. Como resultado, o trabalho apresenta o processo de exportação dos dados para uma planilha eletrônica contendo uma representação visual da quantidade de interações da rotina de publicação com redes sociais e visitas quantificadas por estatísticas do site do CoDAF. Concluiu-se que a explicitação destes dados pode auxiliar no processo de tornar mais explícitas questões inerentes a mensuração da eficácia de estratégias de divulgação de um site de projeto de extensão por meio da utilização de redes sociais; e seus resultados são base para a validação da própria rotina de publicação, principalmente em função do aumento de visitas no site.

Descrição

Palavras-chave

Education and public outreach, Social networks, Web site, Projeto de extensão, Redes sociais, Site

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-6, 2015.