Sobre a cartilha de educação financeira e o seu estudo junto aos catadores da cooperativa Acácia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-04

Autores

Capelato, Érika [UNESP]
Périco, Ana Elisa [UNESP]
Maria, Giovana Orcioli de [UNESP]
Godoy, Therezinha Aparecida Guirro de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The notions of personal and family budget, knowledge about the functioning of credit card loans, financing, interest, security, the program my house my life and economic, are essential topics when we think of a consistent financial education, able to change attitudes and promote a personal and social economic welfare. So, as the goal of democratization of the Brazilian Financial Education wrote a booklet that deal with these topics in a simple way and can be read by different groups as high school students, collectors, beneficiaries the family allowance, among others. This article will discuss how these topics have been developed for a group of collectors of Acacia Coopertiva located in Araraquara-SP.
As noções de orçamento pessoal e familiar, o conhecimento sobre o funcionamento de cartão de crédito, empréstimos, financiamentos, juros, previdência, o programa minha casa minha vida e conjuntura econômica, são tópicos essenciais quando pensamos em uma educação financeira consistente, capaz de mudar atitudes e promover um bem-estar econômico pessoal e social. Por isso, como o objetivo da democratização da Educação Financeira Brasileira escrevemos uma cartilha que trata estes tópicos de forma simples e que pode ser lida por diferentes grupos como, alunos do ensino médio, catadores, beneficiários do bolsa família, entre outros. Este artigo abordará como estes tópicos vem sendo desenvolvidos para um grupo de catadores da Coopertiva Acácia localizada na cidade de Araraquara-SP.

Descrição

Palavras-chave

Financial education, Cooperative collectors, Educação financeira, Cooperativa, Catadores

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.