O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual (DI)

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Data

2015-08-27

Autores

Lourenço, Luiz Fernando da Silva [UNESP]
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Tinti, Marcela Corrêa [UNESP]
Santos, Danielle Aparecida do Nascimento [UNESP]
Lima, Ana Virginia Isiano [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The Integration of Information and Communication Digital Technologies (TDIC) has been helping students and teachers in the process of teaching and learning, as these can be directly linked to knowledge construction. In this sense has by this search Purpose use as TDIC paragraph create learning situations That aimed at social and digital Educational Inclusion of Students with Intellectual Disabilities. This work is linked to the Group for Research Environments enhancers paragraph Inclusion (API), that group operates in Promotion Centre paragraph a school inclusion, digital and social (CPIDES), where are done Specialized Educational calls. in attendance os trainees and students are asked to work there with aspects of the autonomy of students, seeking your inclusion, social, educational and digital. the development methodology has qualitative character. the from this starting, we perform interventions using as tdic, as a pedagogical strategy, that allowed the student studied the skills and skills development that meant significant advances for his teaching and learning process. The sessions has contributed paragraph as enhance student skills minimizing so what has always viewed as difficulties.
A inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) vem auxiliando estudantes e professores no processo de ensino aprendizagem, pois estas podem estar diretamente ligadas a construção do conhecimento. Neste sentido esta pesquisa tem por objetivo utilizar as TDIC para criar situações de aprendizagem que visem a inclusão social educacional e digital de estudantes com deficiência intelectual. Este trabalho está ligado ao Grupo de Pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API), grupo que atua no Centro de promoção para a inclusão escolar, digital e social (CPIDES), onde são realizados atendimentos educacionais especializados. Nos atendimentos os estagiários e estudantes são orientados a trabalhar com os aspectos da autonomia dos estudantes, buscando sua inclusão, social, escolar e digital. O desenvolvimento da metodologia tem caráter qualitativa. A partir disso, realizamos intervenções utilizando as TDIC, como uma estratégia pedagógica, que permitiu ao aluno estudado o desenvolvimento de habilidades e competências que significaram avanços significativos para o seu processo de ensino aprendizagem. Os atendimentos têm contribuído para potencializar as habilidades do estudante minimizando assim o que sempre foi encarado como dificuldades.

Descrição

Palavras-chave

Digital technologies of information and communication, Inclusion, Intellectual disability, Tecnologias digitais de informação e comunicação, Inclusão, Deficiência intelectual

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.