Mostras de energia para aproximar a ciência do aluno: realização durante a UACE (UNESP Aberta à Comunidade Estudantil)

Imagem de Miniatura

Data

2015-09-01

Autores

Souza, Daiane de [UNESP]
Sena, Galeno José de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Currently we see the Physics teaching in schools, in general, as being something dull in that you can hardly see the interest on the part of students for this Science. In this context, techniques and teaching methods have been investigated aiming at greater efficiency in the teaching and learning process in elementary and high schools. As an example, we cite the following excerpt: "experimentation can contribute effectively in the teaching-learning process, ensuring a significant learning by the student.¹ In this excerpt we analyze that the author supports the idea of application of experimentation as an effective method to increase interest in science by the student. This method could be adopted by public schools, with a view to improving the teaching of Sciences, since it can lead to good results. The project developed in the Faculty of Engineering of Guaratinguetá is also based on the same method, experimentation, and we used as part of the project the Energy Exhibition, this experimentation being carried out in a contextualized way.
Atualmente vemos o ensino de Física nas escolas, de modo geral, como sendo algo maçante em que quase não se vê o interesse por parte dos alunos por essa Ciência. Neste contexto, técnicas e métodos de ensino têm sido investigados visando uma maior eficiência no processo ensino e aprendizagem em escolas de Ensino Fundamental e Médio. Como exemplo, citamos o trecho a seguir: " a experimentação pode contribuir efetivamente no processo ensinoaprendizagem, garantindo um aprendizado significativo por parte do aluno".¹ Nesse trecho podemos analisar que o autor defende a ideia da aplicação da experimentação como um método efetivo para o aumento do interesse pela Ciência por parte do aluno. Esse método poderia ser adotado pelas escolas públicas, com vistas à melhoria do ensino de Ciências, visto que pode conduzir a bons resultados. O projeto que desenvolvemos na Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá também se baseia no mesmo método, o da experimentação, sendo que utilizamos como parte do projeto a Mostra de Energia, sendo que essa experimentação é efetuada de maneira contextualizada.

Descrição

Palavras-chave

Energy exhibition, Science, Experimentation, Mostra, Ciência, Experimentação

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.