Herbário de Ilha Solteira (HISA) na escola: despertando para a conservação da flora regional

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Data

2015-08-27

Autores

Silva, Larissa Natiele da [UNESP]
Paiva, Wesller da Silva de [UNESP]
Ribeiro, Cristiéle da Silva [UNESP]
Gonçalves, Harryson Júnio Lessa [UNESP]
Martins, Aline Redondo [UNESP]
Rezende, Andréia Alves [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Forest fragmentaton is one of the most striking and hazardous phenomena related to agriculture expansion in tropical areas. It causes loss of biodiversity and of natural ecosystems, jeopardizing ecosystem services on local and regional scales, such as water and soil protection and climate regulation, but also on a global scale, such as carbon sequestration, solar radiation absorption and maintenance of global precipitation patterns, amongst others that are essential to sustain habitat diversity on Earth. To conserve these services that ecosystems provide, there is a need for conservation of species and their habitats. Herbarium is an important instrument to arise children's curiosity towards biodiversity and nature conservation, since it harbours preserved plant species samples and it is fundamental for research on biodiversity inventories. This project, entitled "Herbarium of Ilha Solteira (HISA) at school: awakening for conservation of the regional flora" aims at showing the importance of herbaria and arises the curiosity towards Natural Sciences and conservation of the local flora diversity. For this, we developed activities related to the practice of Botany at the full period State School Coronel Francisco Schmidt, in the municipality of Pereira Barreto, SP. We collected botanical material in green areas surrounding the school. The collected material was prepared and pressed according to usual botanical techniques, and herborized. The students observed and decribed the collected species in detail, elaborated an identification key and consulted virtual herbaria for species identification. We believe that the activities developed during this work will arise in the children a new perception towards nature, which will be more concerned in respect to plant and habitat conservation. It is also important to outline that such extension projects promote partnerships between public university and public school resulting in a formation of teachers compromised with a high-quality public education.
A fragmentação florestal é um dos fenômenos mais marcantes e graves do processo de expansão agrícola na região tropical, onde seu aspecto mais grave encontra-se na perda da biodiversidade e dos ecossistemas naturais prejudicando os serviços ecossistêmicos, em escala local ou regional, tais como a manutenção de mananciais, rios e bacias hidrográficas, a proteção do solo contra a erosão e a regulação do clima, e também em escala global, como o sequestro de carbono da atmosfera, a absorção da radiação solar e a manutenção dos padrões globais de precipitação, entre outros que são vitais para sustentar a diversidade de habitats no planeta. Sendo assim, para conservar esses serviços é preciso também, conservar as espécies e seus habitats. O herbário é um instrumento importante para despertar o interesse por estudos relacionadas a biodiversidade e conservação da natureza, pois abrigam coleções de espécies vegetais preservados e têm papel fundamental para a realização de inventários de biodiversidade. Sendo assim propôs-se o Projeto "Herbário de Ilha Solteira (HISA) na escola: despertando para a conservação da flora regional" com o objetivo de divulgar a importância dos Herbários e despertar a curiosidade pelas Ciências Naturais e a conservação da diversidade da flora regional. Para isso foram desenvolvidas atividades relacionadas à prática Botânica na Escola Estadual Coronel Francisco Schmidt, no município de Pereira Barreto, SP, escola atualmente de tempo integral. Realizou-se coleta de material botânico em áreas verdes no entorno e no jardim da escola. O material coletado foi preparado e prensado de acordo com as técnicas usuais de coleta botânica e posteriormente herborizados. Os alunos observaram e descreveram detalhadamente as espécies coletadas, posteriormente elaboraram uma chave de identificação e consultaram herbários virtuais para a identificação das espécies. Acreditamos que as atividades desenvolvidas durante a execução desse projeto poderão despertar nos participantes uma nova percepção a respeito da natureza e talvez mais preocupados com a conservação das plantas e seu habitat. Destacamos também, que a realização de projetos de extensão dessa natureza viabilizam parcerias entre universidade pública e escola pública possibilitando, assim, uma formação de professores comprometidos com a educação pública de qualidade.

Descrição

Palavras-chave

Biodiversity, Education, Vegetation, Biodiversidade, Educação, Vegetação

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.