Identificação da interação e do brincar da criança com deficiência física no contexto escolar sob a visão dos professores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-17

Autores

Marques, Maria Lúcia Chicarelli [UNESP]
Santos, Camila Boarini dos [UNESP]
Rocha, Aila Narene Dahwache Criado [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Studies have found that playing is essential for children and can facilitate the learning process, since through it the child explores his body and the environment, allowing the child to put himself in touch with their limits and capabilities. This study aims to identify the perception of the teacher about the interaction of physically disabled children with colleagues and play in the school context. In this work 59 teachers and 57 children with physical disabilities. The children were aged 1-14 years, and were inserted in the common rooms of regular schools. Data collection was carried out between April and November 2014 in schools of a city in the interior of São Paulo. Was developed an interview script entitled "Screening Protocol for collaborative work between health and education," in which included open-ended questions, and applied with the teacher in order to characterize the student and the school context in which it appears. We observed that although most teachers consider satisfactory the play of students with physical disabilities, during interviews identified difficulties in the interaction of students with disabilities with their peers, lack of student initiative physically disabled to carry out recreational activities and motor difficulties manipulate toys and participate in park activities. We conclude, therefore, that the school has a key role in the child development process, considering that the play creates situations for healthy living, building a knowledge of reality.
Estudos identificaram que o brincar é fundamental para a infância e pode facilitar o processo de aprendizagem, já que por meio dele a criança explora seu corpo e o ambiente. Dessa forma, permite que ela esteja em contato com seus limites e capacidades. O estudo presente tem como objetivo identificar, na percepção do professor, a interação da criança com deficiência física com os colegas e o seu brincar no contexto escolar. Participaram deste trabalho 59 professores e 57 crianças com deficiência física. As crianças tinham faixa etária de 1 a 14 anos, com e estavam inseridas em salas comuns de escolas regulares. A coleta de dados foi realizada entre abril a novembro de 2014, em escolas de um município do interior de São Paulo. Foi elaborado um roteiro de entrevista intitulado “Protocolo de triagem para o trabalho colaborativo entre saúde e educação”, no qual constava perguntas abertas, e aplicado com o professor a fim de caracterizar o aluno e o contexto escolar no qual está inserido. Foi possível identificar que apesar da maioria dos professores considerarem satisfatório o brincar dos alunos com deficiência física, durante as entrevistas identificaram dificuldades na interação do aluno com deficiência com seus pares, ausência de iniciativa do aluno com deficiência física para realizar atividades lúdicas e dificuldades motoras para manipular brinquedos e participar das atividades do parque. Conclui-se, portanto, que a escola tem um papel fundamental no processo do desenvolvimento infantil, considerando que o brincar gera situações para uma convivência saudável, construindo um conhecimento da realidade.

Descrição

Palavras-chave

Playing, Child education, Occupational therapy, School inclusion, Brincar, Educação infantil, Terapia ocupacional, Inclusão escolar

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.