Atenção à saúde de pré-vestibulandos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-08

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

This study aimed to identify the anxiety, stress, the quality of life of the pre college entrance student, and to assess the impact of therapeutic interventions based on body techniques in reducing the stress and anxiety of pre college entrance student promoting improvement in quality of life. The sample consisted of 15 students of the Alternative Course of UNESP Marilia (Caum) in the night period and steps are being developed within the Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP of Marília. For data collection, were applied a socioeconomic questionnaire and evaluation instruments already validated as: Lipp's inventory of symptoms os stress for adults (ISSL),the StateTrait Anxiety Inventory (STAI) the World Health Organization instrument to evaluate quality of life (WHOQOL-breef). For analysis of the socioeconomic questionnaire was used descriptive statistics calculations and the partial results of the instruments were analyzed following evaluation protocols of the results already predetermined by them. All evaluation instruments will be reapplied after the interventions. Currently, these interventions are being held every 15 days, lasting 1 hour for a period of three months. The project is in phase analysis of data and therapeutic intervention.Partial results showed that students have a middle level of stress, anxiety and quality of regular life.
Este estudo tem por objetivo identificar a ansiedade, o estresse, a qualidade de vida do estudante pré-vestibulando, bem como avaliar o impacto de intervenções terapêuticas baseadas em técnicas corporais na diminuição do estresse e da ansiedade do estudante pré–vestibulando e promoção da melhora da qualidade de vida. A amostra foi composta por 15 estudantes do Curso Alternativo da UNESP de Marília (CAUM) do período noturno e as etapas estão sendo desenvolvidas nas dependências da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP de Marília. Para coleta de dados, foram aplicados 01 questionário socioeconômico e instrumentos de avaliação já validados como: Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL), Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE), Escala de Avaliação da Qualidade de Vida WHOQOL – breef, Para análise do questionário socioeconômico foi utilizado cálculos de estatística descritiva e os resultados parciais dos instrumentos foram analisados seguindo protocolos de avaliação dos resultados já pré-estabelecido por estes. Todos instrumentos de avaliação serão reaplicados após as intervenções. Atualmente, estas intervenções estão sendo realizadas a cada 15 dias, com duração de 1 hora por um período de 3 meses. O projeto encontra-se em fase de analise de dados e intervenção terapêutica. Os resultados parciais apontaram para qualidade de vida regular e nível médio de ansiedade.

Descrição

Palavras-chave

Anxiety, Stress, Life of quality, Pre college entrance student, Ansiedade, Estresse, Qualidade de vida, Pré-vestibulandos

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.