A escola vai às cavernas, 25 anos de extensão

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Data

2015-09-16

Autores

Veiga, Nabor [UNESP]
Costa, Daniela Guimarães Alves da [UNESP]
Gonçalves, Stéfani [UNESP]
Silva, Cínthia Rio Branco da [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The project "The School goes to the caves" in partnership with Aitiara School of Waldorf Education in Botucatu, SP. This year 2015 marks 25 years of existence. Recognized by UNESCO as an associate school, Aitiara School keeps its focus on education for peace, and today has about 340 students distrubuídos between kindergarten, elementary and secondary education. Being held with students of the 7th grade of elementary school aims to meet demands in chemical disciplines and areas of environmental education and sociology that are part of basic education. In addition to the students, participate actively in all phases of the project teachers, parents and guardians by students and community Demetria district where the school is located. The methodology has been applied and refined methods linked to biological sciences, exact and humanities. The activities are annual and divided into three distinct phases called pre journey; trip and post trip. The results obtained over these two and a half decades of uninterrupted activity reveal that the methods are suitable for their purposes. Annually are sought and studied additional activities for project improvement.
O Projeto “A Escola vai às Cavernas” em parceria com a Escola Aitiara de Pedagogia Waldorf no Município de Botucatu, SP. Neste ano de 2015 completa 25 anos de existência. Reconhecida pela UNESCO como escola associada, a Escola Aitiara mantém seu foco de atuação na educação para a paz, e possui hoje cerca de 340 alunos distribuídos entre a educação infantil, ensino fundamental e médio. Sendo realizado com os alunos do 7.º ano do ensino fundamental tem como objetivo atender demandas nas disciplinas de química e nas áreas de educação ambiental e sociologia que fazem parte do ensino fundamental. Além dos alunos, participam ativamente de todas as fases do projeto os professores, pais e responsáveis pelos alunos e comunidade do Bairro Demétria onde se situa a escola. Como metodologia vem sendo aplicado e aperfeiçoado métodos ligados às ciências biológicas, exatas e de humanidades. As atividades são anuais e divididas em três fases distintas denominadas de pré viagem; viagem e pós viagem. Os resultados obtidos ao longo dessas duas décadas e meia de atividades ininterruptas revelam que os métodos são adequados aos seus propósitos. Anualmente são analisadas e estudadas novas atividades adicionais para o aperfeiçoamento do projeto.

Descrição

Palavras-chave

Environmental education, Speleology, Waldorf education, Extension, Educação ambiental, Espeleologia, Pedagogia Waldorf, Extensão

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.