Difundindo e popularizando a ciência na UNESP: interação entre pós-graduação e ensino básico: jogo Investigando Biomas Brasileiros

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Data

2015-09-18

Autores

Campos, Felipe Girotto [UNESP]
Schley, Thayssa Rabelo [UNESP]
Oliveira, André Luiz Giles [UNESP]
Moraes, Franciana Batista de [UNESP]
Geraldes, Júlia [UNESP]
Ferreira, Gisela [UNESP]
Boaro, Carmen Sílvia Fernandes [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Concern and reflections about quality of basic education in Brazil lead the creation of strategies to improve school performance in different grades. Among those strategies, the creation of educational games has been revealed to be a resource that teachers may use for the development of abilities and to permit the appropriation of concepts, including Botany, by students of primary and secondary school. This study aimed to produce an alternative, creative and innovative educational material, for scientific divulgation of botany content to the public school. The presentation of the game in two different proportions allows it to be used on a bench or on a table in the classroom or in larger spaces, as on the floor where the students themselves can be the pins. The former method has been proved to be more interesting and dynamic than the conventional method. The game "Investigating Brazilian Biomes" proved to be dynamic, playful and efficient for the Botany content appropriation , which can be used by science and biology teachers, adapting to their needs, once new questions can be added or replace the existing ones.
Preocupação e reflexões sobre a qualidade do ensino básico no Brasil conduzem a criação de estratégias visando a melhoria do desempenho escolar nas diferentes séries. Entre essas estratégias a criação de jogos didáticos tem se revelado como recurso que o professor pode utilizar para o desenvolvimento de habilidades e possibilitar a apropriação de conceitos, entre eles os de Botânica, por estudantes do ensino básico. O presente estudo objetivou a criação de material didático alternativo, criativo e inovador para divulgação científica de conteúdo de botânica junto ao ensino básico público. A apresentação do jogo em dois tamanhos permite que seja utilizado em bancada ou mesa na sala de aula ou em espaços maiores, no chão onde os próprios estudantes são os pinos. Essa última forma revelou-se mais interessante por ser diferente da convencional e mais dinâmica. O jogo “Investigando Biomas Brasileiros” se revelou como forma dinâmica, lúdica e eficiente para a apropriação de conteúdo da área de Botânica, que pode ser utilizado por professores de Ciências e Biologia, adequando-se às suas necessidades, uma vez que novas perguntas podem ser adicionadas ou substituir as já apresentadas.

Descrição

Palavras-chave

Education, Science, Botany, Educação, Ciência, Botânica

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-5, 2015.