Máxima participação e atividade física não sedentária: uma proposta metodológica

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Data

2015-09-18

Autores

Roesler, Leticia [UNESP]
Tavares, Carolina Paioli [UNESP]
Silva, Ana Paula Gonçalves [UNESP]
Dias, Milena Silveira [UNESP]
Figueiredo, Gabriella Andreeta [UNESP]
Paiva, Ana Clara Souza [UNESP]
Bagatini, Leandro [UNESP]
Castro, Eliane Mauerberg de [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

The purpose of this study was to examine the impact of an adapted physical activity program in health and parameters using two principles: maximum participation and non sedentary physical activity. These principles were applied in a university outreach program, Proefa (Adapted Physical Education Program). These two principles were proposed by Dr. Mauerberg-deCastro, the Proefa coordinator beginning 2011. Her goals was to improve students’ participation in the APA classes, and to increase energy expenditure during the APA activities. Proefa uses an inclusive and developmental approach and requires significant demands of efforts and motor skills that are appropriate to the group. The study also aimed to analyze two weekly classes, one hour each, to determine whether they are sufficient to improve health parameters of participants. The study compared the results of yearly evaluations of 2 years, 2009 and 2013, the last using the proposed methodology. The results showed that when students participated in the context with deliberate demands for effort and participation, the improvement was greater in health parameters.
O objetivo deste estudo foi o de examinar o potencial da atividade física adaptada em parâmetros de saúde utilizando-se de dois princípios: máxima participação e atividade física não sedentária. Esses princípios foram aplicados nas aulas de um programa de extensão universitária em atividade física adaptada (APA), o Proefa (Programa de Educação Física Adaptada). A partir de 2011, estes dois princípios foram propostos por Mauerberg-deCastro. Seu objetivo era melhorar a participação dos alunos nas aulas de educação física adaptada (EFA) e aumentar o gasto energético durante as atividades. O Proefa trabalha através de uma abordagem inclusiva e desenvolvimentista através de demandas de esforços e habilidades motoras adequadas ao grupo. O estudo também teve como objetivo analisar se duas aulas semanais, de uma hora por dia, são suficientes para beneficiar parâmetros de saúde dos alunos do Proefa. Para isso, o estudo comparou os resultados de avaliações anuais de 2 anos do projeto, 2009, e 2013, sendo o último dentro da proposta metodológica citada. Os resultados mostraram que quando inseridos em um contexto onde as exigências de demandas de esforço e participação foram explícitas, alguns ganhos em parâmetros de saúde foram melhores.

Descrição

Palavras-chave

Adapted physical activity, Intellectual disability, Inclusion, Educação física adaptada, Deficiência intelectual, Inclusão

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-4, 2015.