Centro de Ciências de Araraquara: 25 anos de extensão universitária e 15 anos de relação museu-escola

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2015-09-10

Autores

Berssan, Karolini Starnino [UNESP]
Maruyama, José Antonio [UNESP]
Oliveira, Olga Maria Mascarenhas de Faria [UNESP]
Oliveira, Luiz Antonio Andrade de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

In December 2014 the Araraquara Science Centre (CCA) completed 25 years of existence and this paper presents a comprehensive survey of the history of this educational institution, the chronological phases it went through during this period and its importance to education in the city of Araraquara and region. On December 28 1989, an agreement between SCTDE and Unesp created the CCA, with the main purpose of stimulating the use of experimentation in the teaching of science in elementary and high schools. Unfortunately, the financial support of SCTDE lasted only two years, and in 1992 the CCA had to be installed in a space yielded by the school ETEC Professora Anna de Oliveira Ferraz, where it stayed until 1998. The main activities in these two phases were the material loans, such as VHS tapes, books and kits of experiments, the so called Experimentoteca, donated to CCA by the CDCC of USP in São Carlos. In 1998 the CCA, finally got a more adequated space, a building once occupated by the former EEPG "Prof.. Eunice Peixoto Sampaio Araújo, an extinct elementary public school. In a much more adequated space, begins his 3rd stage of CCA, now as a Science Museum. It was in this phase, that comprises the last 15 years, that the Araraquara Science Center established itself as a science communication space, which through nonformal education, contributed in order that the teaching of science for elementary and high school students was made in a playful, pleasant and experimental way. It is also at this stage that the CCA acts as an important space contribuiting to its initial formation of undergratuaded students, future professors acting in elementary and high schools.
Em dezembro de 2014, o Centro de Ciências de Araraquara (CCA) completou 25 anos de existência e o presente trabalho apresenta um levantamento completo da história desta instituição de ensino, as fases que atravessou nesse período e sua importância para o ensino na cidade de Araraquara e região. Em 28 de dezembro de 1989, um convênio entre SCTDE e Unesp criou o CCA, com o intuito de estimular o uso da experimentação no ensino de Ciências nos ensinos Fundamental e Médio. Infelizmente, o aporte financeiro da SCTDE foi por apenas dois anos e em 1992 o CCA teve que ser instalado em um galpão cedido pela escola ETEC Professora Anna de Oliveira Ferraz, onde funcionou até 1998. As principais atividades nessas duas fases foram os empréstimos de materiais, como fitas VHS, livros e kits de experimentos, da Experimentoteca, cedidos pelo CDCC da USP de São Carlos. No ano de 1998, o CCA finalmente conseguiu a cessão da extinta EEPG Profª. Eunice Sampaio Peixoto Araújo. Agora, com um espaço físico muito mais adequado, iniciou sua 3ª fase, como um Museu de Ciências. É nesta fase, ou nos últimos 15 anos, que o Centro de Ciências de Araraquara firmou-se como um espaço de divulgação científica que, através da educação não formal, contribui para que o ensino de ciências chegue para os alunos do ensino fundamental e médio de maneira lúdica, agradável e experimental. É nesta fase também que o CCA destaca-se como um importante espaço de Formação Inicial de alunos de graduação, futuros professores das escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Descrição

Palavras-chave

Centro de Ciências de Araraquara, Science museum, Relationship between museum and school, Centro de Ciências de Araraquara, Museus de ciências, Relação museu-escola

Como citar

8º Congresso de extensão universitária da UNESP, p. 1-7, 2015.