Grande área Artes / música
Área do conhecimento Artes
Área de concentração Ensino de Artes
Linhas de pesquisa Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes
Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes
Nota do mestrado 4
Código CAPES 41002016026P1
Data de recomendação 02/08/2013
Cidade São Paulo
Unidade Instituto de Artes (IA)
Endereço permanente http://hdl.handle.net/11449/142814
Página do Programa http://www.ia.unesp.br/#!/pos-graduacao/profartes/

Collections in this community

Recent Submissions

  • Autodocumentário: ensino do documentário para uma investigação autobiográfica nas escolas

    Vecchio, Thabata Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]
    O presente trabalho tem como objetivo a construção de uma proposta pedagógica a fim de contribuir com a democratização da linguagem do audiovisual nas escolas através do ensino do documentário, além de estimular narrativas ...
  • Olhares negros Quirino: a luz negra que ilumina a escola pública

    Ferreira, Janaína Farias de Souza Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]
    Esta pesquisa, resultante de processos de criação artística elaborados e desenvolvidos no contexto escolar, propõe possibilidades para um ensino de Arte decolonial, trazendo novos olhares a partir das narrativas e de ...
  • O ensino coletivo de música com instrumentos de metal: proposição do método Avante

    Souza, Anderson Flavio Cordeiro de Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023) [Dissertação de mestrado]
    Esta dissertação busca entender o processo de ensino musical quando são utilizados instrumentos de metal, sendo eles o Eufônio, o Trombone, a Trompa, o Trompete e a Tuba, tendo como objeto de estudo o Programa Música nas ...
  • Urgência: imagens e montagem

    Brandelli, Luisa Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021) [Dissertação de mestrado]
    Urgência: imagens e montagem é um estudo sobre imagens. Trata-se de buscar compreender de que forma as imagens visuais produzem significado. Com esta busca, cheguei a um lugar em que o significado das imagens não é fixo e ...
  • O ensino de arte e a educação de jovens e adultos na perspectiva do currículo integrado

    Correia, Flávia Gonzales (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Esta pesquisa foi realizada com objetivo de estabelecer um diálogo entre a Arte e a Educação de Jovens e Adultos. Para isso houve a necessidade de refletir sobre o planejamento pedagógico do ensino de arte nesta modalidade ...
  • Professora curadora: escolhas e reflexões sobre o ensino de Arte na Educação Infantil

    Junqueira, Isabela Preto (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Esta pesquisa foi realizada em diferentes escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Votuporanga-SP, entre os anos de 2018 e 2020. Teve como objetivo a reflexão sobre o papel da professora de Arte na Educação Infantil ...
  • Em meio ao descontrole: por um ensino de teatro acontecimento na escola pública

    Nagasawa, José Juliano Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Esta dissertação pretende refletir possibilidades de, na escola, fazer teatro para aprender teatro, por meio de proposições de jogos que estruturam elementos intrínsecos dessa manifestação. O pensamento, aqui, convida-nos ...
  • Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância

    Imbrizi, Nathália Pallos Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
    A autora faz um mergulho por suas experiências como professora de arte vivenciadas com as comunidades das escolas que ocupa e ocupou. Relata duas ocupações de artistas contemporâneos na escola pública e, ao tentar se ...
  • Pode funk? O corpo cênico em ação: um ensaio sobre a dança na escola

    Carvalho, Ingrid Fernanda dos Santos (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Essa pesquisa de mestrado objetiva fomentar a autonomia e criticidade dos estudantes. Para isso, utilizando os estudos de autores que abordam a autonomia e a criticidade nos educandos (Freire, 2017), e a temática da dança ...
  • Experimentos sonoros: uma proposta para a educação musical no Ensino Médio

    Silva, Cícera Aparecida Rodrigues Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
    A presente pesquisa buscou investigar se a criação e construção de instrumentos musicais não convencionais e/ou alternativos, junto aos experimentos sonoros, às improvisações, podem contribuir no processo de ensino e ...
  • Eh Boi!: uma proposta de trabalho em Artes Cênicas com crianças da Educação Infantil

    Pinto, Robson Alex de Jesus Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
    A presente proposta busca possibilidades de trabalhar o teatro com crianças da Educação Infantil de maneira que as linguagens das artes cênicas dialoguem com os pressupostos dessa etapa da educação. Para tanto, apresento ...
  • Percursos de um arte-educador: a arte de se constituir educador nas práticas de ensino de teatro com crianças

    Silva, Francisco Souza da Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
    O presente trabalho é resultado de reflexões enquanto professor de Arte sobre a experiência da prática teatral com crianças de 07 a 10 anos das séries iniciais do Ensino Fundamental em uma Unidade de Ensino do município ...
  • Local/global. Arte/artesanato: conversas em trânsito

    Lima, Ana Paula Boaventura Mota de Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
    O trabalho aqui apresentado emerge da pesquisa realizada com estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual “Hildebrando Martins Sodero”, localizada na cidade de Silveiras, Vale do Paraíba- SP. Nesse município, a presença ...
  • A formação de um coral na EMEF Gonzaguinha: “cantar a beleza de ser um eterno aprendiz”

    Reis, Valéria de Sá Correia Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Esta dissertação apresenta os resultados da pesquisa realizada na EMEF Gonzaguinha, localizada na favela de Heliópolis, São Paulo, nos anos 2018 e 2019, com crianças de 07 a 13 anos, pertencentes ao Projeto Coral Canta ...
  • Processos criativos, experimentação e estesia em educação musical

    Luccas, Ricardo Nicolau Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Esta dissertação de mestrado trata de vivências e experiências em educação musical com alunos de 6 e 7 anos do 1º ano do ensino fundamental de uma escola pública na periferia da zona sul da cidade de São Paulo. Apresenta ...
  • A rede é nossa! : tecendo experiências coletivas no espaço escolar através de jogos propositores

    Faraco, Mayara Fiorito Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
    Esta pesquisa foi realizada na EMEF Prof. Osvaldo Quirino Simões, localizada na Zona Norte de São Paulo – SP com estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental II. Teve como busca principal tecer experiências e criações ...
  • O desenho na escola: esboçando uma compreensão a partir de alguns professores de arte de Pirapozinho/SP

    Martins, Patrícia da Silva Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2020) [Dissertação de mestrado]
    A presente pesquisa qualitativa investiga a visão dos professores sobre o processo de ensino/aprendizagem do desenho na escola. Busco rever e ampliar minhas concepções de ensino/aprendizagem do desenho a partir da pesquisa ...
  • Diário de uma professora em formação: a composição do currículo de Artes Visuais

    Xavier, Nívea Bandeira Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho funciona como um diário de bordo, palavras/narrativas que brotaram de um percurso e que foi tomando corpo de uma pesquisa na percepção de um processo como estudo de caso. A questão curricular atrelada à vida ...
  • Professorartista agires espirais: horizonte do provável

    Souza, Raquel Teixeira de Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) [Dissertação de mestrado]
    Este trabalho articula-se entre as pesquisas autobiográfica, bibliográfica e o relato de experiência. Trata da busca da grafia das Artes Visuais no ateliê de uma Escola Pública de Educação Infantil, na cidade do Rio de ...
  • Jogos e música em publicações da ABEM e da ANPPOM

    Barboza, Joab da Silva Autor UNESP (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2018) [Dissertação de mestrado]
    Esta dissertação discute a relação entre jogo e música em publicações da ABEM e ANPPOM. Tem como objetivos: (1) Verificar de que maneira os jogos musicais são discutidos nas publicações da ABEM (Revista da ABEM, Anais da ...

View more