Teses - Mídia e Tecnologia - FAAC

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  • ItemTese de doutorado
    Tecnologias para a captação autônoma de dados no monitoramento de variações ambientais: uma abordagem na perspectiva da internet das coisas (IoT) aplicada ao transporte de amostras biológicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-07-28) Ferrasi, Faberson Augusto; Morgado, Eduardo Martins [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A Internet atravessa uma de suas maiores revoluções tecnológicas onde evolui de uma rede física que interconecta computadores remotos para uma rede de objetos (coisas) e dispositivos inteligentes, tal advento é denominado como Internet das Coisas (do inglês: Internet of Things), ou simplesmente IoT. Desde o seu surgimento a Internet transformou a maneira das pessoas se comunicarem e compartilhar dados. A internet das Coisas fundamenta que não mais apenas as pessoas utilizem a Internet e sim uma infinidade de dispositivos e objetos inteligentes interconectados em rede coletem e compartilhem dados entre si e com as pessoas, em tempo real. Com a expansão da interconexão das tecnologias móveis com a Internet surge uma infinidade de aplicações com base nos conceitos da IoT, onde são necessários esforços em pesquisa e desenvolvimento pois ainda existem muitas lacunas e desafios a serem superados, como padrões, segurança, eficiência energética dentre outros. A fim de oferecer uma contribuição para o avanço das possibilidades de aplicações da IoT, este presente estudo objetiva a exploração dos recursos tecnológicos para a captação autônoma de dados das variações ambientais como temperatura, umidade e luminosidade durante o transporte de amostras biológicas. Além de explorar as possibilidades de também aplicá-las a partir de uma prova de conceitos por meio da construção de um protótipo de um dispositivo físico IoT. Através de uma pesquisa em colaboração desenvolvida no LTIA da Unesp de Bauru, foi possível estabelecer os parâmetros e requisitos necessários para a construção do protótipo, resultando em um dispositivo IoT viável aplicado a um modelo de gerenciamento de controle de variações ambientais no transporte de amostras biológicas. Com isso, o presente estudo explora, verifica e testa a aplicabilidade dos fundamentos apoiados nas tecnologias da Internet das Coisas num cenário real onde a necessidade de recursos tecnológicos seja identificada como forma da resolução de problemas.
  • ItemTese de doutorado
    Conexão incidental: a percepção de valores humanos no consumo de notícias por jovens maranhenses nas mídias sociais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-06-30) Carvalho, Mariela Costa; Grossi, Angela Maria [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nas mídias sociais, as notícias chegam às pessoas sem que necessariamente elas precisem buscá-las. Esse processo é chamado de notícia incidental, forma de consumo que tem se mostrado mais expressiva entre o público jovem. Nesta tese, o objetivo geral é compreender a percepção de valores humanos por jovens maranhenses no consumo dessas notícias incidentais. Como desdobramentos, têm-se os seguintes objetivos específicos: a) traçar o perfil sociodemográfico de jovens maranhenses que consomem notícias incidentais; b) mapear as mídias sociais que eles utilizam para se informar; c) identificar quais valores humanos os jovens percebem nas notícias que consomem nas mídias sociais; e d) discutir como as notícias incidentais afetam a percepção de valores humanos por jovens maranhenses. Partiu-se da hipótese de que a percepção de valores humanos, educativos e sociais fica comprometida quando esse segmento da população é exposto a notícias que surgem de maneira descontextualizada e fragmentada. O percurso metodológico inicia com a abordagem dos estudos bibliométricos, para localizar as referências mais relevantes acerca de dois dos principais conceitos desta pesquisa: mídias sociais (CASTELLS, 2013; RECUERO, 2010, 2018) e a notícia incidental (MITCHELSTEIN; BOCZKOWSKI 2018; MEDINA; PROUST; NÚÑEZ-MUSSA, 2018; DIAS, 2022). Utiliza-se as bases teóricas e metodológicas do ProtocoloEva®, que foi desenvolvido por pesquisadores espanhóis (RODRÍGUEZ BRAVO et al., 2017, 2021) para medir a percepção de valores humanos em produtos comunicativos. Este estudo pretende contribuir com as incipientes pesquisas no Brasil sobre notícia incidental, bem como provocar reflexões acerca do consumo de notícias no contexto das mídias sociais, que ocupam lugar relevante na construção das identidades sociais e da cidadania, atualmente. Os resultados desta pesquisa também podem contribuir para caracterizar, de forma subjacente, de que maneira os jovens estão expostos ao consumo de desinformação, que encontra lugar de forte propagação nas mídias sociais.
  • ItemTese de doutorado
    A criatividade no processo de produção audiovisual
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-12-16) Pessotto, Ana Heloiza Vita; Carvalho, Juliano Maurício de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O principal insumo do setor audiovisual é a criatividade. O valor agregado dos produtos gerado por ele, está, portanto, concentrado no processo criativo. A presente pesquisa investiga quais fatores influenciam, estimulam ou inibem a potencialidade da criatividade no processo de produção audiovisual, bem como sua relação com as características do setor e a carreira nesta área. A investigação é qualitativa, baseia-se no estruturalismo e utiliza as técnicas de revisão bibliográfica narrativa, entrevista semiaberta em profundidade e entrevista estruturada. Teoricamente, a pesquisa é fundamentada nos conceitos de criatividade, gestão da criatividade e frameworks de processos criativos de abordagens sistêmicas. Adota-se o modelo dinâmico do processo criativo composto por domínio, campo e indivíduo. Este último elemento é compreendido pela Teoria dos Componentes da Criatividade Individual, composta por expertise, pensamento criativo e motivação. A análise de conteúdo dos dados coletados se dá através do instrumento de análise composto por variáveis teoricamente validadas a partir dos fatores motivação, ambiente e liderança. Foram entrevistados em profundidade nove profissionais do audiovisual que ocupam os cargos de produção, roteiro e direção. Buscou-se assimilar a percepção dos líderes sobre a criatividade. Os questionários on-line receberam 48 respostas válidas de profissionais que atuam em diversas funções do audiovisual. Foi constatado, a partir dos padrões de recorrência da investigação, que profissionais do audiovisual são intrinsecamente motivados, principalmente pela paixão, pela autossatisfação, pela autoexpressão, pelo senso de propósito e pelo desafio. A criatividade deles é influenciada pela relação com os colegas de trabalho e com os líderes, que pode ser positiva quando estes ouvem os subordinados, fornecem feedbacks construtivos e criam um espaço de confiança mútua entre os membros da equipe. Tempo adequado para execução de tarefa e prazos são condições favoráveis a criatividade dos profissionais. Jornadas longas de trabalho e falta de tempo para lazer são obstáculos para o alcance do potencial criativo. Os profissionais do audiovisual não trabalham motivados pelo dinheiro, mas o fator salário tem potencial de influência sobre a criatividade quando entendido como uma forma de valorização de seu trabalho, permitindo que os trabalhadores possam dedicar-se ao projeto. O orçamento para o projeto pode ser um estímulo ou inibidor da criatividade, dependendo do contexto de trabalho e da produção a ser realizada. A complexidade da cadeia, o trabalho interdependente, o custo de produção, o risco de investimento, a necessidade de balancear os interesses criativos com os interesses econômicos, a organização, a estrutura ao redor de projetos, a concentração das oportunidades no reduzido centro da indústria, a contratação por indicação, os isolamentos físico e temporal gerados pelos projetos, a alta demanda de trabalho e as longas jornadas de trabalho são características do audiovisual que influenciam a relação dos profissionais com os fatores que estimulam e inibem a criatividade. Conclui-se que é possível identificar quais são os fatores que influenciam positiva e negativamente a criatividade, quais estão presentes e quais estão ausentes em determinado projeto de produção audiovisual e, a partir da compreensão de cada um deles e das relações entre eles, desenvolver estratégias para estimular a criatividade dos profissionais de uma equipe.
  • ItemTese de doutorado
    Net-ativismo no combate à violência de gênero: antigordofobia e o fenômeno das influenciadoras digitais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-14) Silva, Aline Lisboa da; Morais, Osvando José de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A presente tese se propõe a identificar e examinar elementos que permitem caracterizar e compreender como práticas net-ativistas suscitam formas de enfrentamento à violência de gênero no Brasil, em especial relacionado à antigordofobia, a partir da produção de conteúdo de influenciadoras digitais no Youtube. Observamos ainda como novas políticas representativas de mulheres vêm sendo construídas na contemporaneidade. Deste modo, diante de um cenário caótico, que apresenta mundialmente o Brasil como o quinto país mais violento para mulheres, procuramos refletir acerca dessa situação através de uma análise crítica amparada, majoritariamente, em autoras latino-americanas. Neste sentido, utilizamos a abordagem do feminismo decolonial e incorporamos também a teoria interseccional, com base em Kimberlè Crenshaw, contemplando assim uma ótica da diversidade acerca dos sujeitos mulheres na contemporaneidade. Evidenciamos o processo histórico do movimento feminista, suas transformações, conquistas e mecanismos de enfrentamento à violência de gênero, de acordo com as demandas de cada grupo específico. Na ocasião, destacamos o enfoque pós-estruturalista, baseado em Judith Butler, e os feminismos da diferença, em Heloísa Buarque de Hollanda, a fim de interligar tais questões teóricas envolvidas à última etapa de nossa pesquisa. No terceiro capítulo utilizamos como corpus de análise seis canais do Youtube protagonizados por mulheres gordas – Alexandrismos; Tá, querida; Nunca te pedi nada; Cinderela de mentira; Ju Romano; Bárbara Cavalcante - que se caracterizam, em maior ou menor grau, como ativistas da causa gorda. No que concerne à proposta metodológica, desenvolvemos uma investigação de cunho teórico, com uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autoras e autores diversos, de livros a artigos científicos, de dados numéricos às postagens de portais e sites, com o intuito de construir os dois primeiros capítulos de nossa tese. Para tanto, em relação ao último capítulo, acionamos o uso do método de análise das imagens em movimento (ROSE, 2003), examinando informações verbais e visuais presentes nos vídeos e, posteriormente, codificando-as e as convertendo em resultados preliminares. Em seguida aplicamos o método hermenêutico proposto por Gadamer (2012), que apresenta em seu processo interpretativo a intencionalidade, percepção e compreensão como fases desempenhadas, interpretando assim que o fenômeno das influenciadoras digitais apresenta camadas complexas em sua produção de sentidos e ora pode ser percebida como prática net-ativista de alto impacto e alcance, ora como modelo de negócio próprio do ambiente digital, utilizando a subjetividade como mercadoria. Deste modo, nossos resultados conferem que o fenômeno das influenciadoras digitais em uma instância do ativismo gordo em canais do Youtube não se mostra finalizado em si. É algo dinâmico, processual e que se transforma de acordo com as configurações de tempo e espaço. Isso tudo por estar ambientado em um cenário tecnológico de ordem imprevisível e acelerado, como é a internet, demonstrando que neste primeiro momento, as considerações por nós aqui feitas, de acordo com a análise gadameriana, é de que os canais funcionam como espaços ativistas algumas vezes, mas não de modo constante, apesar de algumas influenciadoras serem lembradas pela causa gorda.
  • ItemTese de doutorado
    A invisibilidade do sujeito LGBTQIA+ nas estratégias discursivas de universidades públicas maranhenses: identidades e representações em perfis de mídias sociais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-03-30) Dias, Pablo Ricardo Monteiro; Morais, Osvando José de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo buscou compreender como as universidades públicas maranhenses se posicionam sobre a temática da diversidade de gênero e se essa abordagem se configura como constituinte de sua identidade, condizentes com sua missão e função social ou se são apenas estratégias discursivo-mercadológicas. A hipótese testada foi a de que, apesar de sua natureza e função social, as IES invisibilizam assuntos relacionados à temática, limitando o foco narrativo do discurso institucional, direcionando-o para enunciar, de maneira objetiva, datas comemorativas LGBTQIA+. Configurou-se como um estudo descritivo-analítico. Seu percurso teórico tem base nos estudos de gênero (IRIGARAY, 2017; BUTLER, 2020; LOURO, 2020) e do discurso (FAIRCLOUGH, 2002; FOUCAULT, 2012), dentro da configuração de uma Comunicação Pública (ZÉMOR, 1995, 2014; BRANDÃO, 2006; DUARTE, 2007; MATOS, 2012; KOÇOUSKI, 2012). Neste cenário, advogou que as IES têm potencial de promover e ampliar a construção identitária e as representações (BAUMAN, 2005; HALL, 2004, 2014; SILVA, 2014; WOODWARD, 2014) da população LGBTQIA+ – em especial nas mídias digitais (RECUERO, 2009, 2017, 2018). O corpus de análise foi constituído pelos posts em mídias sociais (Instagram) de duas IES públicas do Maranhão – UFMA e UEMA, no período abril a junho e setembro a novembro de 2022. A escolha é justificada pelo relevante papel destas instituições no processo de formação cidadã e por serem as principais produtoras de conhecimento científico e tecnológico do Maranhão, abrangendo todo o estado. O período escolhido contemplou as produções dos calendários acadêmicos das IES. A Análise de Dados. Os dados foram analisados à luz da combinação da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) e da Teoria Social do Discurso (FAIRCLOUGH, 2002). Como resultado, a tese de que os discursos das IES invisibilizam a temática LGBTQIA+ e que o foco narrativo do discurso é limitado a uma perspectiva de promoção institucional foi corroborada. Este estudo espera contribuir com as IES e o estado do Maranhão na construção de práticas inclusivas que agendem e mobilizem o debate público para o combate ao preconceito e violência lgbtfqia+fóbica. Almeja, ainda, apresentar direcionamentos para a construção de ações e políticas para a comunidade LGBTQIA+.
  • ItemTese de doutorado
    Proposta de aplicação de técnicas de mineração de dados para análise do comportamento das pessoas em uma rede social com o intuito de determinar possíveis indícios de sindromes socioemocionais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-24) Oliveira, Alciano Gustavo Genovez de; Morgado, Eduardo Martins [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o índice de síndromes socioemocionais que vem acometendo as pessoas teve aumento significativo. Pesquisas indicam que, entre 2010 e 2020, esse índice teve aumento de 24%. Alguns fatores que podem contribuir para esse aumento são: a incapacidade em superar problemas emocionais, a desmotivação devido a problemas familiares e/ou financeiros, a cobrança excessiva por parte da sociedade com relação ao convívio social entre outros. Em muitos casos, só se percebe que uma pessoa está acometida de alguma síndrome socioemocional de forma tardia, e em alguns deles, após o extremo que pode chegar ao suicídio. Quando tratada adequadamente, a pessoa, por muitas vezes volta a ter uma vida considerada normal e seu convívio social bem como, seu comportamento melhoram significativamente. Pensando nesse tipo de problema e associando ao alerta da OMS sobre o aumento significativo de pessoas acometidas de síndromes socioemocionais, essa Tese de Doutorado, apresenta uma proposta de aplicação de técnicas de Mineração de Dados, aplicadas a dados provenientes de uma Rede Social. O objetivo é de contribuir, oferecendo uma forma de tentar detectar potenciais pessoas acometidas de síndromes socioemocionais. Para isso são utilizadas duas ferramentas de mineração de dados conhecidas por SAS Enterprise Miner e SAS Visual Text Analytics. O método computacional, bem como o resultado dos testes são fundamentados em métodos estatísticos que são implementados pelas próprias ferramentas de Mineração que têm por finalidade validar os métodos de busca, de classificação e de organização dos resultados obtidos. Dessarte, é apresentada uma proposta para determinar se as pessoas estão sofrendo de algum tipo de síndrome socioemocional (depressão, ansiedade e estresse) sem que elas saibam disso, evitando uma abordagem direta. A coleta, a mineração e a análise dos dados seguem a Lei 13.709 que regulamenta a Proteção dos Dados Pessoais. Com isso pretende-se contribuir para que psicólogos, orientadores educacionais e outros profissionais possam determinar se as pessoas possam estar passando por problemas psicológicos provenientes de Transtornos Emocionais, associando assim, a área de Psicologia à aplicação de técnicas de mineração de dados.
  • ItemTese de doutorado
    Internet das coisas aplicada ao gerenciamento de rastreabilidade de amostras biológicas
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-23) Ferrasi, Emerson Carlos Sarti; Morgado, Eduardo Martins [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O compartilhamento de amostras biológicas entre centros de pesquisa ocorre historicamente e essa prática tem sido estimulada nas últimas décadas pelos órgãos públicos de financiamento a pesquisa. Além disso, em laboratórios de análises clínicas, amostras biológicas precisam ser transportadas a partir do momento da sua coleta até a análise final e este processo pode ocorrer dentro de um único laboratório ou entre várias instituições, estejam elas localizadas na mesma cidade ou até mesmo em locais muito distantes geograficamente. A acurácia nos resultados das análises é influenciada diretamente pela estabilidade e conservação das amostras nas etapas pré-analíticas. A manutenção da temperatura e umidade adequadas, bem como o índice de luminosidade a que são submetidas as amostras são fatores essenciais que devem ser garantidos para que os resultados laboratoriais sejam acurados e reprodutivos. Embora a conservação e segurança biológica sejam requisitos supostamente garantidos pelas empresas especializadas no transporte, as reais condições em que o material foi transportado não são registradas satisfatoriamente, restando ao remetente e destinatário apenas fiar-se da credibilidade e garantias que as empresas lhes oferecem. Assim, faz-se de grande importância o desenvolvimento de um sistema de detecção e registro automatizado das condições físicas em que o material foi exposto durante o percurso do transporte. Existem produtos para o monitoramento de temperatura e umidade disponíveis no mercado, contudo, o investimento é considerado relativamente alto, principalmente quando os potenciais usuários são laboratórios clínicos ou de pesquisa públicos, que já trabalham em uma faixa estreita de recursos. Com o avanço na ciência de dados, a internet atravessa uma de suas maiores e mais desafiante revolução tecnológica, permitindo a criação de objetos e dispositivos inteligentes interconectados, que compartilham dados em tempo real. Esta inovação é conhecida como a Internet das Coisas (do inglês Internet of Things – IoT) e se baseia no conceito de que “coisas” coletem, armazenem e compartilhem dados, que uma vez processados e analisados, podem gerar outras informações e serviços, de forma autônoma. Esse cenário torna relevante direcionar esforços para o desenvolvimento de um dispositivo autômato que monitore os fatores relevantes para a conservação do material biológico, principalmente temperatura, umidade relativa e luminosidade ambiente, produzido a um custo acessível à realidade dos laboratórios e pesquisadores brasileiros. Nesse contexto, o objetivo desse projeto foi determinar a especificação dos requisitos técnicos necessários para o desenvolvido de um dispositivo eletrônico microcontrolado, interconectado a sensores captadores de umidade, temperatura e luminosidade aplicado ao monitoramento autônomo de indicadores ambientais, utilizando Internet das Coisas. Resultou desse estudo, a elaboração de uma proposta de uma de um dispositivo, de baixo custo, para detecção e registro de dados ambientais de amostras biológicas, entre outros materiais, durante o seu transporte.
  • ItemTese de doutorado
    A ilusão digital: discurso tecnofílico e ataque às humanidades na educação básica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-01-30) Mattosinho, Lucas Sá; Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A nova reorganização produtiva exige dos trabalhadores dos mais diferentes setores maiores autonomia, criatividade e flexibilidade. Todas essas competências individuais derivam diretamente da apropriação de conhecimentos. Todavia, a ampliação dos saberes por parte dos indivíduos oportuniza a ampliação de sua massa crítica e do desenvolvimento de uma consciência de classe para-si, o que a forma de organização social capitalista não pode tolerar. A educação formal contemporânea encontra-se, pois, diante deste dilema: ao mesmo tempo que necessita instrumentalizar os indivíduos para o trabalho nesse atual nível técnico, não pode socializar todo e qualquer conhecimento sistematicamente elaborado. A contradição entre o desenvolvimento das forças produtivas e as relações sociais de produção encontra nos currículos contemporâneos a sua mediação no âmbito da educação. Nossa hipótese é que, diante de tal quadro, os currículos das escolas públicas serão marcados, em escala crescente, pela redução das humanidades no escopo de sustar a capacidade crítica e reprimir a sensibilidade. Em seu lugar, uma proposta de viés tecnicista em que a tecnologia se torna o elemento ideológico legitimador desse processo.
  • ItemTese de doutorado
    Pensamento computacional para docentes: uma proposta de formação docente apoiada pelo processo de alfabetização de adultos de Paulo Freire
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023-02-14) Pazin, Anderson; Magnoni, Maria da Graça Mello [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Ensinar sobre pensamento computacional vai além de ensinar a programar, da mesma forma que alfabetizar é muito mais do que ensinar a escrever, pois assim como a escrita é uma forma de se expressar e possibilita novas formas de pensar, o pensamento computacional pode estimular novas formas para resolver problemas. Ao considerar essa possibilidade, a presente pesquisa tem por objetivo organizar e desenvolver um curso de formação para docentes, como resultado das pesquisas voltadas aos conceitos de pensamento computacional e como aplicá-los em atividades relacionadas ao ensino escolar. Toma-se como referência o pensamento do educador Paulo Freire, que tem no processo de conhecimento a condição inicial para a conscientização. Dessa maneira, o curso proposto fundamenta-se em conceitos da proposta freiriana de alfabetização de adultos. Para validar a formação, foram aplicados dois projetos piloto, com grupos heterogêneos de participantes e com abordagens diferentes. Os participantes foram convidados, voluntariamente, a responder um conjunto de questionários com o intuito de apontarem pontos positivos, negativos, dificuldades, facilidades e percepção de conhecimentos desenvolvidos durante a formação. As respostas foram analisadas a partir de um estudo qualitativo, utilizando-se da técnica de análise de conteúdo. Como resultado acredita-se que o curso atingiu níveis satisfatórios na formação dos docentes.
  • ItemTese de doutorado
    Estilos de uso dos espaços virtuais de aprendizagem: diferentes perfis e formatos nas gerações digitais
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-29) Bittencourt, Priscilla Aparecida Santana; Albino, João Pedro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Esta investigação teve início na relação entre dois grandes temas: a influência da tecnologia na vida das pessoas e a forma de uso dos espaços virtuais. Embasamo-nos na hipótese de que o espaço virtual apresenta elementos e características que tendem a possibilitar o processo de ensino com novas maneiras de compreensão das informações e desenvolvimento de competências e habilidades. Em busca de verificação de tal hipótese é que o objetivo principal da tese se estabeleceu: investigar a relação entre as diversas gerações digitais e a forma de uso dos espaços virtuais, analisando as principais características identificadas. Com base no levantamento bibliográfico realizado, apresentamos o referencial teórico desta tese, que foi guia para discussão dos temas centrais da pesquisa. Quanto à metodologia, dois caminhos foram trilhados: a revisão sistemática da literatura e a investigação de dados. Um roteiro de análise nos auxiliou na seleção dos materiais encontrados. Considerando a visão sistêmica e panorâmica apresentada por esta investigação, como principal resultado encontrado foram apresentadas as características predominantes da relação entre gerações digitais, estilos de uso do espaço virtual e as suas faixas etárias influenciando diretamente as tendências e serviços.
  • ItemTese de doutorado
    Animação facial baseada em blendshapes utilizando Floresta de Caminhos Ótimos e Floresta Aleatória
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-10-31) Silva, Carlos Eduardo Rossi Cubas da; Sementille, Antonio Carlos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Nas últimas décadas, o interesse quanto à captura de movimentos da face humana e à identificação de suas expressões, com a finalidade de geração de animações faciais realistas, tem aumentado, tanto na comunidade científica quanto na indústria do entretenimento. A alta acurácia nesse processo é necessária, pois os humanos são naturalmente treinados para identificar expressões faciais, detectando facilmente pequenas imperfeições na animação de uma face virtual. O redirecionamento de movimento facial é uma das técnicas utilizadas para gerar animações realistas, principalmente em filmes. Muitos sistemas foram desenvolvidos e consistem, de maneira geral, de uma fase de modelagem, captura de movimentos e identificação de expressões faciais, seguido de um procedimento de redirecionamento de expressões. Para o redirecionamento são aplicadas várias técnicas, onde algoritmos de cálculo de distância ou redes neurais são utilizados, fazendo com que a face final gerada no processo seja próxima a da captura. Nesse sentido, a utilização de novas técnicas é extremamente útil permitindo que a acurácia do processo e a velocidade sejam melhoradas. Considerando o contexto exposto, o presente trabalho tem como principal objetivo implementar e validar um sistema de animação facial, o qual utiliza um modelo de classificador supervisionado capaz de identificar as expressões mais comuns da face humana e redirecioná-las, de forma automática, a um modelo de face gerado a partir da combinação de um pequeno número de blendshapes (mistura de formas). Com isso, foi gerado um sistema de animação facial que, através da captura de faces com câmeras RGB e usando como referências apenas informações 2D, conseguiu gerar expressões próximas a da captura utilizando classificadores mais leves, possibilitando o uso em dispositivos acessíveis com tablets, celulares e desktops de baixo custo.
  • ItemTese de doutorado
    O pensamento computacional na resolução de problemas na Matemática: uma proposta de aplicação metodológica integrada na Educação Básica
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-09-30) Campana, Samanta Bueno de Camargo; Morgado, Eduardo Martins [UNESP]; Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O conhecimento eficaz é um fator importante para o desenvolvimento do aluno em todas as esferas de sua trajetória escolar e profissional. Portanto, muitos pesquisadores em educação matemática vêm buscando diferentes maneiras de melhorar a qualidade do ensino de matemática. O objetivo desta tese é investigar como os elementos do Pensamento Computacional são operados pelos alunos na resolução de problemas matemáticos. Considerando o objetivo geral, esta pesquisa tem como estratégia os seguintes objetivos específicos: Descrever o processo da resolução de problemas até chegar no algoritmo, identificar os elementos do pensamento algorítmico na resolução de problemas matemáticos e identificar como se dá o uso das habilidades de decomposição e algoritmo no processo da resolução de problemas. O ensino de matemática frente à resolução de problemas deve ser informal, intuitivo e conceitual, baseado em etapas que garantam um processo de desenvolvimento lógico, a fim de melhorar a qualidade da aprendizagem e desenvolver conceitos que ajudarão o indivíduo a solucionar diferentes problemas que exijam graus de dificuldade distintos. No primeiro momento, as habilidades do pensamento computacional foram desenvolvidas com o uso de atividades desplugadas. Em seguida, com os mesmos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, foi realizado um minicurso para que fosse possível a realização das atividades práticas. As atividades desenvolvidas foram elaboradas com o apoio de computadores e do ambiente de programação Processing. Em ambos os processos, foram verificadas habilidades do pensamento computacional na resolução de problemas matemáticos. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de formulários, um minicurso e resoluções de atividades pertinentes aos objetivos da presente pesquisa.
  • ItemTese de doutorado
    A mídia e a tecnologia como meios para fins de desalienação e politização de professores de educação física da educação básica pública
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-08-26) Patrinhani, Giseli Fregolente; Américo, Marcos [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A inspiração para esta tese foi a concepção filosófica e a proposta metodológica de Paulo Freire, alicerçadas no respeito e valorização ao próximo, na dialogicidade, na coletividade, na conscientização, na criticidade, autonomia e na práxis, caracterizando a educação como um ato político, baseando-se num olhar para a realidade vivenciada para então intervir e transformá-la. O objetivo geral da pesquisa é analisar, discutir e avaliar as possibilidades do uso dos recursos tecnológicos e midiáticos para auxiliar programas voltados à desalienação e politização dos professores de EF atuantes na educação básica pública. Os objetivos específicos da pesquisa são: identificar fatores que interferem na atuação do professor de EF; contribuir para formação continuada de professores de EF; organizar e relatar um programa de incentivo à desalienação e politização dos professores de EF a partir da proposta dialógica, voltada ao debate sobre o uso das mídias e tecnologias como possibilidades para esses fins, tendo como cerne o trabalho coletivo. Esta pesquisa faz uso de pesquisa bibliográfica, observação participante, entrevistas e análise de documentos. Ela encaixa-se nas pesquisas qualitativas do tipo etnográfica, com uma longa imersão da pesquisadora que também é professora de EF no contexto estudado, interagindo com os demais professores participantes da pesquisa em busca de uma maior compreensão da realidade do grupo, partilhando significados, trazendo à tona a cultura docente da educação básica pública brasileira. Como resultado, a compreensão da realidade aliando a teoria com a prática, adicionado à busca e ao desenvolvimento de uma consciência de classe, como também a adição do resultante desse caminhar que são ações contra os pressupostos epistemológicos e ideológicos ocultos que influenciam as decisões/ambientes/tradições, tudo isso define o panorama desse processo de politização e desalienação dos professores, onde, sem isso os professores correm o risco de continuar a deixar os valores ideológicos dominantes atuarem por meio deles, caracterizando a alienação docente. O Google Meet e o WhatsApp foram meios escolhidos e se mostraram promissores para fins de desalienação e politização.
  • ItemTese de doutorado
    Método para o desenvolvimento de projetos de inovação social
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-06-14) Meira, Fábio Lúcio; Albino, João Pedro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O Brasil sofreu, nos últimos oito anos, um aumento no número de cidadãos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, atingindo um terço da população. Além disso, o país não apresenta evolução significativa no quesito Igualdade Social. O principal objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de um método que ofereça os recursos necessários para que uma equipe possa desenvolver, de forma sistematizada, projetos com características de Inovação Social, visando diminuir o número de cidadãos em condição de vulnerabilidade socioeconômica, indo ao encontro dos objetivos da Agenda 2030. São apresentados neste trabalho um estudo sobre as técnicas nacionais de identificação de cidadãos em condição de vulnerabilidade socioeconômica, a conceituação sobre Inovação, a conceituação de Design Thinking e sua aplicação de propósito geral para o desenvolvimento de projetos focados necessariamente no ser humano e suas necessidades, além de ferramentas aplicadas à tal método. A elaboração do método proposto envolve a aplicação das ferramentas adequadas ao processo de desenvolvimento de projetos de Inovação Social além da indicação de ferramentas para a extração de informações de bases de dados governamentais para especificação do público-alvo. Para validar a proposta, o método foi aplicado no desenvolvimento de um projeto na área educacional, no munícipio de Lins – SP e demonstrou-se válido enquanto ferramental de desenvolvimento de projetos de Inovação Social.
  • ItemTese de doutorado
    Neurociência e a gestão da atenção na educação a distância
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-05-10) Zwicker, Melanie Retz Godoy dos Santos; Belda, Francisco Rolfsen [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Este estudo apresenta 13 pilares fundamentais para a gestão da atenção em ambientes virtuais de aprendizagem, de modo a contribuir com boas práticas para uma educação à distância mais efetiva. Esses pilares foram desenvolvidos a partir de aportes teóricos da neurociência e da realização de uma pesquisa quali-quantitativa que envolveu 2007 estudantes de graduação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) no ano de 2020. Entre os principais desafios identificados estão o uso simultâneo de múltiplas mídias pelos estudantes e seu engajamento concomitante em diversas tarefas paralelas executadas enquanto assistem às aulas on-line, levando-os a apresentar, segundo suas próprias respostas, menores níveis concentração, retenção de conteúdo, participação e motivação para as atividades educativas. A grade maioria dos alunos inquiridos considera excessivo o volume de materiais didáticos e declara ter dificuldades para compreender os conteúdos ministrados, além disso mais da metade dessa amostra de estudantes considera falha a organização dos materiais. Ademais, um número expressivo de participantes da pesquisa declarou já ter sofrido ansiedade, sensação de incapacidade diante das tarefas propostas e percepção de estarem sozinhos e sem apoio para os estudos, fatores que são discutidos no estudo também em função do impacto da pandemia de Covid-19 na atenção dos estudantes que cursam graduação em regime de ensino à distância. A partir dos resultados, a tese apresenta proposições contributivas específicas para a Univesp, assim como recomendações gerais para que instituições de ensino à distância possam aprimorar a gestão da atenção de seus estudantes em ambientes virtuais. Entre essas contribuições estão (a) dosar a carga cognitiva em termos de quantidade de informações, duração e grau de informatividade; (b) utilizar recursos mobilizadores da atenção; (c) criar canais consistentes de interação; (d) desenvolver um ambiente de segurança psicológica para o aluno; e (e) organizar as aulas e atividades de modo a incentivar a execução de uma tarefa por vez, com uma trilha de aprendizagem bem organizada, grau progressivo de dificuldade e feedback aos estudantes. Buscou-se, com isso, contribuir para a compreensão dos processos atencionais e o aprimoramento dos instrumentos de gestão da atenção de estudantes na educação a distância, com vistas a um processo de aprendizagem mais ativo e eficiente.
  • ItemTese de doutorado
    Gestão educacional e tecnologias da informação e da comunicação: solicitação de aproveitamento de disciplinas (PAD) na Fatec de Bauru
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-03-09) Torres, Claudines Taveira; Gobbi, Maria Cristina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    O desafio de pensar a gestão educacional tem se constituído em uma grande demanda para os administradores escolares, quer sejam esses coordenadores de cursos, chefes de departamento, diretores, docentes, estudantes, entre outros. Integrando parte de minha vivência pessoal, como coordenador de curso na FATEC de Bauru, atender aos processos cotidianos da gestão tem exigido respostas cada vez mais rápidas e precisas. Encontramos nesse cenário várias ações motivadoras, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que têm ofertado possibilidades de pensar em processos de gestões educacionais mais inclusivos e de melhor qualidade. Uma das dificuldades enfrentadas na FATEC, espaço da nossa pesquisa, tem referência aos Processos de Aproveitamento de Disciplinas (PAD), que ocorre a partir das solicitações de estudantes que tiveram entrada por vestibular e/ou nas transferências de outras Instituições de Ensino Superior (IES), por serem esses estudantes portadores de diplomas de ensino superior. A primeira, que será defendida nessa tese, apresenta os resultados das pesquisas realizadas na FATEC de Bauru com coordenadores de cursos e discentes e nas demais 72 unidades com coordenadores de cursos, que teve como foco responder o problema: “De que maneira é possível organizar os processos de PAD’s, oferecendo mais qualidade e agilidade às decisões dos coordenadores de curso responsáveis pelos estudos de aproveitamentos de disciplinas, bem como para os estudantes?”. A resposta buscou atingir o objetivo central de melhoria em todo o processo, minimizando possíveis falhas nos procedimentos, aumentando a velocidade na divulgação dos resultados, para possibilitar a abertura de todas as vagas disponíveis pela unidade, em um curto espaço de tempo. A segunda etapa, que discutiremos de forma mais detalhada na pesquisa, consistiu em apresentar sugestões e realizar melhorias que possibilitaram melhor desempenho e agilidade nas solicitações e nas divulgações do PAD e um software, que está em processo de desenvolvimento e terá continuidade após a defesa. Os dados analisados, que foram coletados a partir de pesquisa bibliográfica documental e pesquisa de campo, utilizando técnicas de questionário, possibilitaram recomendar e realizar mudanças nos processos utilizados na Instituição, que após a implementação, tornaram mais eficiente as etapas do PAD. O desenvolvimento do software, acreditamos, cumpre duas tarefas. A primeira objetiva atender de forma mais ágil as demandas do PAD. A outra vai ao encontro da formação do doutorando, que é a área de tecnologia e representa gratidão por todos os anos de aprendizado que a instituição possibilitou.
  • ItemTese de doutorado
    Cinema VR: entre fronteiras
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022-01-17) Oliveira, Claudia Silene Pereira de; Morais, Osvando José de [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Transportar o público para dentro de um mundo simulado e circundar o sujeito com imagens feitas em 360 graus, faz parte da história das representações visuais. O cinema, logo quando foi inventado, também propôs esse transporte e desde então faz adequações tecnológicas com o objetivo de aumentar a atração do público pelo filme. Os encontros do cinema com a tecnologia fazem surgir movimentos híbridos, transformam padrões estéticos e de linguagem instituídos ao longo da história do cinema. Recentemente, uma tecnologia específica, denominada Realidade Virtual (RV), está sendo utilizada pelo cinema como meio para contar histórias. O Cinema VR (CVR), como está sendo chamado, são filmes que requerem uma narrativa focada na experiência do espectador. Além disso, o quadro, matéria-prima do cineasta no cinema tradicional, agora é esfera no CVR, onde, o que importa é saber como envolver o espectador a partir de pontos de interesse distribuídos em um cenário em 360 graus. E a montagem, tão cara à linguagem cinematográfica, não pode mais ser usada para manipular os planos, mas está à espera de uma ação que vem do espectador. O quadro e a montagem, dois pilares da linguagem cinematográfica, no CVR precisam ser repensados.
  • ItemTese de doutorado
    Políticas públicas para melhoria do desenvolvimento econômico do município de Bauru: proposta de plataforma digital para acesso e uso de indicadores socioeconômicos locais.
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-10) Azevedo, Maria Lucia de; Albino, João Pedro [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Indicadores socioeconômicos e sua disponibilização em plataformas digitais são importantes ferramentas de apoio na condução da gestão pública. A elaboração de indicadores locais torna relevante obter dados específicos e de domínio próprio, possibilitando formular estratégias de desenvolvimento. Urge, assim, a competência em produção de informação de interesse dos municípios, coleta de dados e divulgação midiática. A Agenda 2030 da ONU, que contém os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é um importante referencial, aliado a conceitos como a Competência em Informação e Midiática (CoInfo) e Ciência de Dados, ferramentas importantes para a construção de tais indicadores. Esta pesquisa tem o objetivo de apresentar uma proposta para uma plataforma digital, cuja função será disponibilizar, de forma prática e visual, indicadores socioeconômicos locais, para que entes sociais de interesse possam fazer uso irrestrito e ilimitado, e que permita desenvolver análises e substanciar tomadas de decisão, com relação a investimentos no setor de tecnologia da informação e inovação para a cidade objeto da pesquisa, neste caso o município de Bauru, localizada no interior do Estado de São Paulo. Para a construção da pesquisa foi realizado um censo em empresas de tecnologia e informação instaladas no município, obtendo-se dados censitários e estatísticos com a finalidade de exibir uma realidade, ainda que aproximada, das empresas atuantes no setor, com o apoio da Unesp, da Prefeitura Municipal de Bauru, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (SEDECON) e empresários do segmento. Quanto à metodologia, os tipos de pesquisas definidas para este trabalho são: qualitativa e quantitativa, com o uso de questionário para o levantamento de dados alinhada aos procedimentos técnicos previstos, quais sejam: pesquisa do tipo exploratória, com estudo de campo e estudo de caso; coleta de informações dos integrantes da população pesquisada, censo, e sua respectiva análise estatística; tendo como pilar a pesquisa bibliográfica. É preciso pensar em inovação tecnológica e em políticas públicas. Porém, com dados municipais específicos para viabilizá-los, deixa-se o campo das estimativas e ingressa-se no campo científico, com dados mais próximos à atual realidade do município. Para tanto, considera-se importante a busca de investimentos, conhecimentos e desenvolvimento para a cidade, bem como o desafio da realização do enlace entre os três pilares: Universidade, poder público e setor privado. Esta conexão se constituiu um elo importante para a realização desta pesquisa, o qual culminou com um protótipo de plataforma digital para o setor de Tecnologia da Informação, que poderá, em sequência, ser estendida para outras áreas e segmentos sociais e econômicos.
  • ItemTese de doutorado
    Tecnologia assistiva-digital para inclusão de pessoas com deficiência visual: prova de conceito de uma bengala eletrônica para ambientes indoor
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-12-13) Campana, Anderson Rogério; Gobbi, Maria Cristina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    A acessibilidade é um direito das pessoas com deficiência que objetiva garantir a vivência e a convivência social em condições de igualdade. Com as revisões de literatura realizadas e o acompanhamento da temática ao longo de mais de seis anos de pesquisa é possível afirmar que muitos avanços ocorreram, tanto na questão do uso de termos mais adequados para representar essa parcela significativa da população, quanto na legislação, que busca garantir seus direitos. Porém, é necessário continuar progredindo e desenvolver uma acessibilidade mais abrangente, em especial para as pessoas com deficiência visual, público alvo dessa pesquisa. Sendo assim, as tecnologias podem desempenhar um papel importante e transformador para a inclusão e a acessibilidade desse público, zelando pela igualdade das pessoas, exatamente como propõe a Agenda 2030 da ONU. Utilizando a pesquisa bibliográfica e documental, com técnicas de pesquisa de campo através de questionário, essa tese objetiva demonstrar como algumas tecnologias inovadoras, como é o caso da Internet das Coisas, promovem o empoderamento, a inclusão e a acessibilidade de deficientes visuais em situações do cotidiano, como por exemplo: a locomoção em um shopping center. Do mesmo modo, por intermédio de uma Prova de Conceito, buscou-se demonstrar que mediante uma tecnologia assistiva de baixo custo é possível auxiliar um deficiente visual no processo de locomoção e localização em ambientes fechados, como é o caso do shopping center, local escolhido para a realização dessa prototipagem. Os testes demonstraram a viabilidade do produto e os desafios para que, de fato, seja possível oferecer uma tecnologia de qualidade, a baixo custo e ao maior número possível de cidadãos. A pesquisa não se encerra com a defesa da tese, mas tem como desafios a implementação de outras tecnologias, a ampliação dos testes, a melhoria do layout do produto final e a busca de possíveis patrocinadores interessados na produção comercial e em escala.
  • ItemTese de doutorado
    Organizações interculturais complexas: cultura em ambientes de aquisição
    (Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2021-04-16) Granato, Mariany Schievano; Gobbi, Maria Cristina [UNESP]; Universidade Estadual Paulista (Unesp)
    Uma das consequências da contemporaneidade pode ser observada nas transações econômicas, mais precisamente, nos processos de aquisições ou fusões de empresas, na tentativa de conquistar diferentes mercados, expandir negócios ou por sobrevivência da organização, motivada recentemente pelas movimentações provocadas pela covid-19. Nos últimos dez anos, a área da tecnologia e inovação passou por esses momentos com maior frequência. O contexto da disputa de poder em organizações, enquanto múltiplas competências para novos organogramas auxilia na construção teórica para entendimento do objetivo central da tese, que reside em compreender a formação de cultura a partir do desenvolvimento de propósito organizacional, materializado pelo desenvolvimento da Matriz de Propósito, em cenários de aquisição sob a ótica da teoria da complexidade, considerando os níveis: estrutura, representações, identificação e diversidade. Nota-se a tendência em em se encontrar organizações complexas optando pela materialização da cultura no propósito organizacional, por sua vez, mais dinâmico e passível de mudança em curto espaço de tempo. A metodologia utilizada é composta por uma combinação de métodos e técnicas: análise das organizações, a partir do levantamento de dados em seus respectivos websites, seguido de aplicação de questionário com alguns funcionários, composto por perguntas abertas e fechadas em formato de múltipla escolha. Para a interpretação de dados foram utilizadas análise de conteúdo e enquadramento na busca pela detecção da presença das categorias, consideradas fatores-chave para mudança em ambientes complexos: fluxo de informação, grau de diversidade, conectividade, nível de ansiedade e diferenciação do poder em organizações com características complexas interculturais.