Ensinando e aprendendo handebol

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Data

2005

Autores

Camilo, Rodrigo Cordeiro [UNESP]
Santana, Antonio Andrade de [UNESP]
Nozaki, Joice Mayumi [UNESP]
Macedo, Marcus Vinicius Maia de [UNESP]
Ferreira, Lilian Aparecida [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Entender o esporte a partir de uma perspectiva pedagógica significa valorizar os processos de aprendizagem que o mesmo pode fornecer aos alunos, bem como, as bases educativas que possibilitam uma vivência do jogo em todas as suas dimensões, permitindo o estabelecimento de relações desse aprendizado com a realidade. Nessa perspectiva, foi criado o projeto Ensinando e Aprendendo Handebol desenvolvido na Unesp-Bauru. O projeto tem dois conjuntos de objetivos, um para os alunos praticantes e outro para os alunos estagiários do curso de Licenciatura em Educação Física da instituição já citada. Para os primeiros, a meta é: conhecer e vivenciar o jogo de handebol, compreender os elementos básicos do jogo, entender a lógica do jogo, construir respostas motoras para os desafios que forem colocados, conhecer as regras básicas, desenvolver atitudes de valorização do outro e das diferenças. Já para os alunos estagiários: ensinar o handebol, analisar os métodos de ensino utilizados, refletir sobre cada aula ministrada, constatar, analisar e discutir os problemas encontrados no cotidiano e realizar debates e discussões coletivas. As aulas são realizadas aos sábados, com duração de noventa minutos, para meninos e meninas entre 10 e 15 anos. Antes da aula é elaborado um planejamento, pelos alunos estagiários e pela professora coordenadora, considerando as necessidades encontradas em aulas anteriores e dando continuidade ao processo de ensino-aprendizagem do handebol. São realizadas atividades que valorizam o lúdico, a cooperação, a resolução de problemas, o trabalho em grupo, os fundamentos técnicos e táticos e a consciência crítica. Os alunos participantes demonstraram melhoras na execução dos fundamentos específicos do handebol, na relação entre meninos e meninas, na compreensão do jogo sem competição exacerbada, na convivência em grupo, no comportamento em aula, na análise crítica do jogo, nos valores referentes à solidariedade e respeito às diferenças do outro. Quanto aos alunos estagiários foi possível verificar uma articulação mais elaborada com a prática e a teoria, sendo expressa nos planejamentos e na análise das aulas. A criação de novas atividades e estratégias de ensino e também a elaboração de um festival com regras adaptadas revelaram a preocupação com a inovação da prática pedagógica e o compromisso social do projeto.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 081