Formação de professores em educação infantil: saberes pedagógicos

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Data

2005

Autores

Carvalho, Saulo Rodrigues de [UNESP]
Ferracioli, Marcelo Ubiali [UNESP]
Magalhães, Giselle Modé [UNESP]
Kawakami, Fábio [UNESP]
Trindade, Rafaela Gabani [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Este trabalho intitulado Saberes Pedagógicos em Educação Infantil (IE) integra produções do Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da Unesp Núcleo Bauru. Trata-se de material conceitual e orientações práticas gerais voltados ao desenvolvimento do trabalho pedagógico com crianças de 0 a 6 anos. O caderno em questão organiza-se em dez capítulos, cada um deles convertidos em aulas no processo de formação continuada. Aborda, primeiramente, a história dos destinos institucionais vividos pelas crianças de 0 a 6 anos no Brasil e os desafios ainda impostos tendo em vista a superação da precariedade ainda presente nas escolas de Educação Infantil. A seguir, sistematiza considerações e críticas acerca do RCNEI, único documento oficial para subsidiar os trabalhos neste seguimento educacional. Na seqüência versa sobre as concepções teóricas de Piaget e Vigotski, referências teóricas mais presentes na formação de professores atualmente. Em seu capítulo 4 aborda o desenvolvimento infantil apresentando suas prioridades gerais básicas e seus marcos referenciais (motor, cognitivo, afetivo e social) mais decisivos no referido desenvolvimento. Dando continuidade, coloca em destaque os processos de ensinar e aprender como fundamentos da prática pedagógica em EI que, em última instância, efetiva-se no trabalho coletivo. Assim, dedica-se atenção especial ao contexto educativo, analisando-se a esfera da EI em seus múltiplos seguimentos (crianças, educadores, famílias, comunidade, equipe multidisciplinar de apoio). Ainda tendo como foco a prática pedagógica prioriza-se os processos de avaliação em suas relações com os procedimentos de observação, análise e registro, bem como a interação professor-aluno, o que ocorre respectivamente, nos capítulos 7 e 8. O capítulo 9 organiza-se em torno de três questões: a necessidade do vínculo escola-família, comunicação escola-família e a necessidade de valorização da escola de EI e da família, face a importância desta relação para o trabalho com crianças de 0 a 6 anos. Finalizando, no capítulo 10, discorre-se sobre o Projeto Político Pedagógico a partir de seus elementos constitutivos, em especial, fundamentos políticos, éticos e filosóficos, fundamentos epistemológicos e fundamentos didáticos, tendo em vista a construção efetiva de um trabalho educativo, qualitativamente superior em EI. Este estudo é um suporte teórico aos docentes de EI que eventualmente se matricularão nos cursos oferecidos pelo CECEMCA.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 088

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