Gênero textual como ação social numa sala de PEJA

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005

Autores

Silva, Grasiela Cristina Corrêa da [UNESP]
Leite, Lívia Brito dos Santos [UNESP]
Oliveira, Karina de [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA/UNESP Campus de Assis), é um projeto de extensão universitária, que articula pesquisa e ensino. Possibilita aos seus educadores, alunos dos cursos de licenciatura da UNESP, uma prática pedagógica que se assenta na metodologia em processo de ação-reflexão-ação. Considerando os motivos que impulsionam os jovens e adultos a procurarem uma sala de alfabetização e embasados na metodologia de pesquisa-ação estamos realizando, com um grupo de educandos de idade entre 18 e 70 anos, o projeto intitulado: Gênero Textual como ação social numa sala de EJA . Proporcionar aos alunos práticas reais e significativas de leitura e escrita nas quais eles possam assumir os papéis de sujeitos-leitores e sujeitos-produtores de textos. Orientar essas práticas a partir das necessidades apresentadas pelos educandos com o intuito de responderem adequadamente às demandas de leitura e escrita suscitadas pela sociedade. Mais especificamente no que concerne à prática de produção escrita esta é realizada a partir de modelos textuais já conhecidos pelos alunos (cartão, carta, bilhete, cartaz, etc) seja em relação ao formato, seja em relação à função que estes assumem no dia a dia. Desta forma, a produção se faz não como uma reprodução desses modelos, mas sim como uma ressignificação dos mesmos já que possuem fins específicos de comunicação. Os resultados são evidentes ao considerarmos que, através deste trabalho, estamos suprindo as dificuldades quanto aos atos de ler e escrever presentes no cotidiano dos educandos, melhorando consideravelmente a auto-estima dos mesmos que passam a assumir o papel de sujeitos ativos e autônomos no meio em que vivem.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 091

Coleções