A contribuição do cursinho pré-vestibular ideal na formação dos futuros professores

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2005

Autores

Granjeiro, Jeferson Brambatti [UNESP]
Silva, João Fernando Custódio da [UNESP]
Silva, José Caetano da [UNESP]
Melazzo, Everaldo Santos [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O Curso Pré-Vestibular Ideal da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente – S.P, está atuando desde 1999. Conta atualmente com 180 alunos distribuídos no período vespertino e noturno, 19 monitores (alunos da FCT-UNESP), 03 monitores que compõem a coordenação de turma e 03 docentes que compõem a coordenação pedagógica Objetivos: Desenvolver um trabalho pedagógico, que vise a preparação dos alunos do ensino médio, preferencialmente com limitações sócio-econômicas, para os exames vestibulares. Além disso, contribuir com a formação acadêmica dos alunos de graduação da UNESP, principalmente no que tange seu desenvolvimento como cidadão crítico e participativo. Métodos: A seleção dos monitores que ministram as aulas no Cursinho Ideal é rigorosa, constituindo de uma prova teórica, seguida de uma avaliação didática relacionada à disciplina pretendida, onde a banca examinadora é composta pela ex-monitor, um coordenador de turma e um docente da FCT – UNESP. Após esse processo, cada monitor recebe acompanhamento pedagógico por um docente especializado na disciplina que irá ministrar. No que tange a didática, temos realizadas palestras por docentes do departamento de educação do próprio campus e pela coordenação pedagógica do material didático que adotamos. Além disso, realizamos reuniões mensais com os monitores, visando promover discussões sobre os principais problemas enfrentados em sala de aula, desta forma, trabalhamos o profissionalismo, o cooperativismo e o espírito solidário. Resultados: Percebemos que o Projeto Cursinho Ideal, tem colaborado na formação dos futuros professores, visto que eles adquiriram maior facilidade para articular e expor melhor suas idéias em público, apresentando melhor rendimento nas disciplinas pedagógicas que fazem parte da grade curricular dos cursos de licenciatura. Os monitores participantes do projeto, tem a oportunidade de enriquecer sua formação acadêmica, uma vez que as aulas teóricas relacionadas ao ensino vista em seus respectivos cursos, estão sendo praticadas na sala de aula do Cursinho Ideal. Outro dado relevante que confirma a competência dos monitores em sala de aula, é o número expressivo de alunos aprovados a cada ano nas Universidades Públicas.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 047