Habitabilidade dos servidores da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, FEG-Unesp
Author
Date
2005Type

View/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
A partir do interesse de ser estabelecido um programa de atendimento às comunidades visando a realização de projetos para novas obras e reformas, como também no assessoramento de execução de obras, o Grupo de Pesquisa Tecnologia da Habitação: Processos e Materiais - TecHABIT TecHABIT firmou uma parceria com a Associação dos Servidores do Campus Universitário, ASERCAU FEG, para realizar um diagnóstico sobre a HABITABILIDADE DOS SERVIDORES DA FEG, buscando responder a questão: Quais as condições de moradia dos servidores? A pesquisa proposta mostrou-se bastante atraente ao permitir uma atividade direta com a comunidade acadêmica, podendo servir como uma experiência-piloto ao discutir aspectos sócio-culturais desta comunidade, facilitar a aplicação do formulário em campo e, principalmente, estabelecer uma metodologia de trabalho que possa ser desdobrada às comunidades externas. O trabalho tem por objetivo principal realizar o diagnóstico das condições de habitabilidade dos servidores administrativos da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, Unesp, tendo por primeira hipótese que parte desses servidores ainda não possui sua casa própria e os que possuem podem necessitar de ajuda técnica para auxiliá-los na melhor utilização de seu espaço doméstico. A pesquisa foi concebida em três fases distintas, desenvolvidas pelos alunos membros do grupo. A primeira trata-se da discussão e reflexão sobre os problemas habitacionais. A segunda, de elaboração do formulário a ser aplicado e definição da amostragem. Por último, a tabulação da pesquisa e análise dos dados. O trabalho demonstra essencialmente uma busca que permita aos alunos de graduação uma formação diversificada visando seu crescimento como cidadão, sendo fortalecida pela primazia no desenvolvimento de trabalhos transdisciplinares e em equipes. A experiência para atender a comunidade acadêmica está sendo considerada como o primeiro degrau na estruturação e consolidação do grupo de trabalho, discutindo métodos e técnicas, além de possibilitar aproximação às questões sociais. Algumas observações devem ser frisadas para que se possa ter uma melhor compreensão da fase atual da pesquisa, das quais se destacam: a) Os resultados do primeiro formulário aplicado mostram que quase 14% dos pesquisados querem construir e gostariam de contar com o apoio técnico do grupo e a eles deve ser dada a prioridade nos atendimentos para poder também capacitar os alunos no trabalho em equipe para responder às necessidades dos usuários, e, b) Para os que gostariam de reformar as suas residências, o atendimento deverá ocorrer em uma segunda etapa de implantação e consolidação do escritório técnico, quando as equipes de projetos e execução já tivessem percorrido essas atividades.
How to cite this document
Language
Collections

Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2009
Pinho, Sheila Zambello de; Oliveira, José Brás Barreto de
; Gazola, Rodrigo José Cristiano
; Mazotti, Adriano César
; Molero, Camila Schimite
; Mendes, Carolina Borghi
; Mello, Denise Fernandes de
; Marques, Emilia de Mendonça Rosa
; Talamoni, Jandira Liria Biscalquini
; Silva, José Humberto Dias da
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2011) [Livro]
-
Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2008
Pinho, Sheila Zambello de; Oliveira, José Brás Barreto de
; Pontes, Sueli Rodrigues
; Almeida, Djanira Soares de Oliveira e
; Godoy, Kathya Maria Ayres de
; Rosa, Claudia de Souza
; Nunes, Julianus Araújo
; Salvador, Sérgio Azevedo
; David, Célia Maria
; Vilche Peña, Angel Fidel
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2011) [Livro]
-
Ser e tornar-se professor: práticas educativas no contexto escolar
Pinho, Sheila Zambello de; Spazziani, Maria de Lourdes
; Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima
; Rubo, Elisabete Aparecida Andrello
; Villarreal, Dalva Maria de Oliveira
; Duarte, Camila
; Okamoto, Mary Yoko
; Souza, Thais R.
; Garms, Gilza Maria Zauhy
; Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2012) [Livro]