Análise das características pedagógicas e sociais dos alunos pertencentes do programa permanente de formação de funcionários de Araçatuba UNESP

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Data

2005

Autores

Ferraz, Daiana [UNESP]
Almeida, Patricia Oliveira de [UNESP]
Silva, Cristina Ramos da [UNESP]
Freire, Isabelle Rodrigues [UNESP]
Botacin, Paulo Roberto [UNESP]
Pereira, Doraci Aparecida [UNESP]

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Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Introdução: O Programa Permanente de Formação de Funcionários (PROPERF) é realizado na Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP desde outubro de 2002, sendo que as aulas são ministradas por graduandos do Curso de Odontologia. Ele destina-se aos funcionários desta instituição que não completaram o ensino fundamental e médio. Este projeto cresce e recebe elogios de muitos membros da faculdade por ser um trabalho que busca a inclusão social, de um grupo de servidores que nunca participou das atividades científicas e pedagógicas desse campus. Nesses últimos três anos foram obtidos progressos notáveis e ainda há aspectos que precisam ser melhorados. Procuramos direcionar as atividades em sala de aula não apenas no aspecto pedagógico, mas também para outras necessidades destes alunos como: sua socialização, sua auto-estima, e incentivo a busca do crescimento intelectual. Objetivos: O intuito deste trabalho é analisar as características pedagógicas e sociais dos servidores da UNESP-ARAÇATUBA participantes do PROPERF, assim como suas evoluções e fragilidades, a fim de melhorar as práticas educativas e de socialização. Métodos: Foram coletados dados relativos aos educandos do PROPERF referente à idade, sexo, aprovações nas provas do exame supletivo da secretaria estadual de educação e evasão do projeto. Resultados: Em outubro de 2002 foram matriculados 35 alunos (13 do sexo feminino e 22 do sexo masculino) com média de 51 anos de idade, sendo que nenhum desses tinham o ensino fundamental completo, houve uma evasão de 77%. Os 09 alunos que continuaram freqüentando as aulas foram aprovados nas disciplinas de matemática, ciências, geografia e história no exame supletivo 2003. Deste grupo 05 alunos não obtiveram aprovação na disciplina de Português, sendo assim formou-se uma sala de ensino fundamental, que desde então prioriza o ensino de língua portuguesa, artes e inglês. Os 04 alunos aprovados em todas as disciplinas do ensino fundamental constituíram a sala de ensino médio a partir de janeiro de 2004.Tais alunos da sala do ensino médio submeteram-se ao exame de 2004 e obtiveram aprovação nas disciplinas de geografia, história e português.

Descrição

Palavras-chave

Como citar

CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 055