Programa viver sem cárie
Author
Date
2005Type

View/ Open
Access rights

Metadata
Show full item recordAbstract
Em 1983, um grupo de professores da Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) montou um projeto de pesquisa destinado ao atendimento odontológico no primeiro ano de vida, projeto este que se tornou o embrião da chamada Odontologia para Bebês . Novos conceitos desenvolveram-se a partir de então, tendo como princípio a Educação gerando a Prevenção. Com a proposta de disseminar um programa implantado na UEL, desde 1986, com resultados passíveis de serem avaliados e com possibilidade de impacto nos índices epidemiológicos de saúde bucal da população brasileira, apresentamos os resultados iniciais obtidos após quatro anos da implantação de um projeto de Odontologia para Bebês na Faculdade de Odontologia de São José dos Campos UNESP, o programa Viver sem cárie. O diferencial metodológico na implantação deste programa consiste na obrigatoriedade da educação odontológica da gestante anteceder a primeira consulta odontológica do bebê. Por meio de uma palestra educativa ministrada às gestantes, é iniciada a transmissão dos conceitos de saúde bucal e atenção odontológica oportuna, é mostrada a possibilidade do cuidado domiciliar precoce com o objetivo de diminuir a distância entre conhecimento adquirido e sua aplicação, além de se desmistificar a crença na fatalidade da doença-cárie. Neste momento também é estabelecida uma data para a primeira consulta odontológica do bebê. O protocolo de atendimento caracteriza-se por três etapas operacionais principais, quais sejam: palestra educativa da gestante entre o 6º e o 8º mês gestacional, primeira consulta do bebê entre o 4º e o 6º mês de vida, consultas odontológicas do bebê (periodicidade de retorno de 4 em 4 meses), até a criança completar 4 anos de idade. As diretrizes clínicas obedecem às normas oficiais já estabelecidas. O atendimento é realizado por discentes de pós-graduação e cirurgiões-dentistas credenciados ao Centro de Estudo e Pesquisa em Odontopediatria, sob coordenação de docentes da Disciplina de Odontopediatria. Os resultados apresentados são referentes ao período entre março de 2001 e agosto de 2005 e revelam o credenciamento de 110 gestantes. Dentre estas 31 não retornaram para a primeira consulta do bebê, e 24 desistiram do tratamento durante os retornos periódicos. Atualmente encontram-se em tratamento 47 crianças, e 8 delas já concluíram esta fase, vivendo sem cárie. A perspectiva de consolidação do programa é favorável, devido ao aumento de gestantes interessadas pelo programa evidenciando sua característica inovadora ao se propor a Atenção Oportuna Precoce, atuando direta e indiretamente, no intuito de se manter a saúde, antes mesmo de prevenir a doença, garantindo assim, futuros sorrisos.
How to cite this document
Language

Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2009
Pinho, Sheila Zambello de; Oliveira, José Brás Barreto de
; Gazola, Rodrigo José Cristiano
; Mazotti, Adriano César
; Molero, Camila Schimite
; Mendes, Carolina Borghi
; Mello, Denise Fernandes de
; Marques, Emilia de Mendonça Rosa
; Talamoni, Jandira Liria Biscalquini
; Silva, José Humberto Dias da
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2011) [Livro]
-
Núcleos de Ensino da Unesp: artigos 2008
Pinho, Sheila Zambello de; Oliveira, José Brás Barreto de
; Pontes, Sueli Rodrigues
; Almeida, Djanira Soares de Oliveira e
; Godoy, Kathya Maria Ayres de
; Rosa, Claudia de Souza
; Nunes, Julianus Araújo
; Salvador, Sérgio Azevedo
; David, Célia Maria
; Vilche Peña, Angel Fidel
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2011) [Livro]
-
Ser e tornar-se professor: práticas educativas no contexto escolar
Pinho, Sheila Zambello de; Spazziani, Maria de Lourdes
; Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima
; Rubo, Elisabete Aparecida Andrello
; Villarreal, Dalva Maria de Oliveira
; Duarte, Camila
; Okamoto, Mary Yoko
; Souza, Thais R.
; Garms, Gilza Maria Zauhy
; Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes
et al. (Coleção PROGRAD (UNESP), 2012) [Livro]