Teatro e sexualidade: uma análise de Agreste (Malva-Rosa)

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2016-05-13

Autores

Masotti, Rafael José [UNESP]

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

Segundo o imaginário ocidental, o teatro teria surgido das bacanais dionisíacas na Grécia Antiga. A despeito do caráter repressor de certos períodos da história, também é verdade que sua presumida natureza libertina sempre o acompanhou. No Brasil, por exemplo, não é de surpreender que o teatro nacional tenha se equilibrado entre o sagrado e o profano, afinal, é sabido que a consolidação de nossa moral, de fundo essencialmente católico, patriarcal, se deu em meio às práticas de uma sociedade imersa em uma vida sexual devassa. Atualmente, a temática e a expressão da sexualidade, que ocupam o centro de debates acalorados a respeito dos direitos humanos, marcam presença constante no teatro. Em vista de se ter o foco voltado para a intersecção entre teatro e sexualidade, a dissertação assinalou, no primeiro capítulo, evidências de tal cruzamento e, no segundo, analisou as estratégias dramatúrgicas de Agreste (Malva-Rosa), de Newton Moreno, obra paradigmática das discussões mais atuais tanto sobre dramaturgia quanto sexualidade. Viu-se que a peça carrega, sobretudo, o signo da ambiguidade. De um lado, firme no propósito de legitimar a arte do contar, a peça resgata a tradição da oralidade, elementos da cultura popular e estratégias clássicas das narrativas; estabelece, também, intertextos com cânones da arte. De outro lado, visando desmantelar regras clássicas do teatro, alinha-se com as tendências da dramaturgia contemporânea, criando um pastiche de gêneros e subgêneros que contam amorosamente uma história avessa à moral judaico-cristã vigente.
According to the western imagination, theater has arisen from Dionysian bacchanals in the Ancient Greek. Despite the repressive character of certain historical periods, it is also true that its alleged libertine nature has always accompanied it. In Brazil, for instance, it is not surprising that the national theater has balanced between the sacred and the profane, after all, it is known that the consolidation of our moral, essentially catholic, patriarchal, was established amid practices of a society emerged in a lustful sexual life. Currently, the sexuality theme and expression, which occupy the center of intense debates on human rights, are constantly present in the theater. Due to having the focus turned to the intersection between theater and sexuality, this dissertation pointed out, in the first chapter, evidences of such crossing; in the second one, it analyzed the playwriting strategies of Agreste (Malva-Rosa), by Newton Moreno, paradigmatic work of recent discussions about playwriting as well as sexuality. It was concluded that the play carries the sign of ambiguity. On one side, aimed at legitimating the art of storytelling, the play rescues the tradition of oral expression, elements of popular culture and narratives classical strategies; also, it establishes intertextuality with art canons. On the other side, with the target of dismantling classical rules of theater, it is aligned with the tendencies of contemporary playwriting, creating a pastiche of genres and subgenres to tell a story which is opposed to the ongoing Jewish- Christian moral.

Descrição

Palavras-chave

Teatro brasileiro, Dramaturgia, Sexualidade, Newton Moreno, Brazilian theater, Playwriting, Sexuality, Newton Moreno

Como citar