Antonio Candido e a fortuna crítica de Guimarães Rosa: a recepção de grande sertão: veredas

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Data

2016-07-26

Autores

Carvalho, Candice Angélica Borborema de [UNESP]

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Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Resumo

O objetivo desta tese consiste em verificar a evolução da fortuna crítica de Grande sertão: veredas. Os pressupostos do enfoque escolhido inscrevem-se na perspectiva histórica que rege a concepção de sistema literário teorizada por Antonio Candido em Formação da literatura brasileira, de 1959. Tomando como ponto de partida os escritos do mesmo Antonio Candido sobre Guimarães Rosa, o propósito é analisar as relações de descendência e de renovação que com eles estabelecem duas linhagens da crítica: os ensaios sociológicos, historiográficos e políticos e os ensaios de estrutura, composição e gênero. Foram examinadas as fases que se sucederam na recepção crítica de Grande sertão: veredas e o processo de internacionalização das leituras do romance, em particular sua recepção na França. Fez-se o levantamento de alguns dos conceitos mais salientes do projeto crítico de Antonio Candido e seus desdobramentos na crítica literária brasileira. Os escritos de Antonio Candido sobre Guimarães Rosa analisados são: as resenhas de Sagarana e de Grande sertão: veredas, o ensaio pioneiro sobre o romance, ―O homem dos avessos‖, ―Jagunços mineiros de Cláudio a Guimarães Rosa‖, ―Literatura e subdesenvolvimento‖ e ―A nova narrativa‖. No que se refere aos ensaios sociológicos, historiográficos e políticos sobre o romance, foram investigados: As formas do falso, de Walnice Nogueira Galvão, grandesertão.br, de Willi Bolle, Lembranças do Brasil, de Heloisa Starling, O Brasil de Rosa, de Luiz Roncari. Quanto aos ensaios de estrutura, composição e gênero, destacam-se: ―Grande sertão: a fala‖ e ―Grande sertão e Dr. Faustus‖, de Roberto Schwarz, ―O mundo misturado: romance e experiência em Guimarães Rosa‖, de Davi Arrigucci Jr., ―Veredas-Mortas e Veredas-Altas: a trajetória de Riobaldo entre pacto demoníaco e aprendizagem‖, de Marcus Mazzari. Metodologicamente, este trabalho orienta-se pelos estudos comparativos, mas com uma especificidade: o objeto de comparação é a crítica e não a criação literária. São apurados o método crítico e os fundamentos de cada ensaio em sua integridade. Entendendo que tais leituras interagem no tempo, procuramos desvendar o movimento dialético de aproximação e distanciamento operado entre elas.
Le propos de cette thèse est d‘examiner l‘évolution de la fortune critique de Diadorim. Les présupposés retenus s‘inscrivent dans la perspective historique qui régit la conception du système littéraire théorisée par Antonio Candido dans Formação da literatura brasileira, en 1959. Il s‘agit d‘analyser, sur la base des écrits de cet auteur au sujet de la littérature de Guimarães Rosa, les relations de descendance et de rénovation qui forment, avec ces écrits, deux lignes de critique : les essais sociologiques, historiographiques et politiques ; les essais de structure, de composition et de genre. Ainsi, les différentes phases de la réception critique de Diadorim et le processus d‘internationalisation des lectures du roman, notamment sa réception en France, sont étudiés. La thèse recueille quelques concepts clés du projet critique d‘Antonio Candido, ainsi que leurs développements dans la critique littéraire brésilienne. À propos des écrits d‘Antonio Candido sur Guimarães Rosa, les textes analysés sont les suivants : les comptes-rendus sur Sagarana et Diadorim, l‘essai pionnier sur le roman, « O homem dos avessos », « Jagunços mineiros de Cláudio a Guimarães Rosa », « Literatura e subdesenvolvimento » (« Sous-développement et littérature en Amérique Latine ») et « A nova narrativa ». Pour les essais sociologiques, historiographiques et politiques, il s‘agit de : As formas do falso, de Walnice Nogueira Galvão, grandesertão.br, de Willi Bolle, Lembranças do Brasil, de Heloisa Starling, O Brasil de Rosa, de Luiz Roncari. Quant aux essais de structure, de composition et de genre, l‘examen s‘est porté sur : « Grande sertão: a fala » et « Grande sertão et Dr. Faustus », de Roberto Schwarz, « O mundo misturado: romance e experiência em Guimarães Rosa », de Davi Arrigucci Jr., « Veredas-Mortas e Veredas-Altas: a trajetória de Riobaldo entre pacto demoníaco e aprendizagem », de Marcus Mazzari. Méthodologiquement, ce travail s‘oriente sur les études comparatives, mais il fait preuve d‘une certaine spécificité : l‘objet de la comparaison est la critique et non pas la création littéraire. La méthode critique et les fondements de chaque essai sont intégralement analysés. Eu égard à l‘interaction dans le temps de telles lectures, nous avons cherché à révéler le mouvement dialectique de rapprochement et de distanciation qui opère entre elles.

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Palavras-chave

Guimarães Rosa, Grande sertão: veredas, Crítica de Antonio Candido, Crítica sócio-histórica, Crítica de estrutura, composição e gênero, Diadorim, Critique sociohistorique, Critique de structure, Composition et genre

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